
VII SEMANA ACADÊMICA DA MEDICINA VETERINÁRIA DO UNIFOR-MG REÚNE EGRESSOS E PROMOVE CONHECIMENTO PRÁTICO AOS ALUNOS
terça-feira, 23 de setembro de 2025.
A VII Semana Acadêmica de Medicina Veterinária do UNIFOR-MG trouxe dois dias de muito aprendizado, troca de experiências e reencontros. Realizado nos dias 22 e 23 de setembro, o evento contou com palestras ministradas por egressos do curso, que compartilharam suas trajetórias profissionais e os avanços em diferentes áreas da Medicina Veterinária.
Na abertura, realizada na segunda-feira, o público foi recebido para o credenciamento e deu início à programação com a palestra de Augusto Resende de Carvalho, que falou sobre “Endoscopia digestiva e suas aplicações clínicas em pequenos animais”. Ele destacou a importância do tema para os discentes: “A imersão neste assunto da endoscopia desmistifica um pouco essa ideia que ela está distante, hoje ela é cada vez mais rotineira. E isso é muito importante para a carreira, porque conseguimos resolver problemas com menos desgastes para o animal, em mais de 50%, porque é um exame muito completo”.
Em seguida, Jader Sebastião de Almeida abordou o tema “Avanços da tecnologia de embriões bovinos no Brasil e no mundo”. Para ele, poder voltar ao UNIFOR-MG foi motivo de orgulho: “É uma sensação muito gratificante. Eu me formei em 2016, assim como eles hoje, alguns anos atrás eu estava aqui assistindo as palestras, então, eu sei bem a importância disto. Eu não sou muito teórico, sou mais prático, mas para poder acrescentar esta vivência do campo para esta área para os alunos é muito importante ”, afirmou.
Na terça-feira, a programação teve início com a palestra de Gabriel Teixeira Alves Silva, que apresentou as “Principais técnicas reconstrutivas da pele em pequenos animais”. Durante sua fala, ele explanou o impacto da especialidade na qualidade de vida dos pacientes: “Na área de cirurgia de tecidos moles temos uma grande ocorrência de neoplasias, lesões por necróticas, queimaduras e defeitos de pele que precisam de uma abordagem cirúrgica e de forma reconstrutiva correta.” .
Encerrando a Semana Acadêmica, Rodrigo Geraldo Fernandes trouxe ao debate a “Raça Mangalarga Marchador – caracterização morfométrica e cinemática (marcha batida x picada)”. O coordenador do curso de Medicina Veterinária, Prof. Dr. Leonardo Acúrcio, falou sobre a relevância do evento para a instituição: “A gente sempre tenta fazer cursos voltados para animais de pequeno e grande porte, da mesma forma que buscamos trazer palestrantes que falem pela manhã e ministrem o curso pela tarde. A escolha de trazer palestrantes egressos foi acontecendo de forma natural e temos egressos muito bem posicionados no mercado e são profissionais de excelente qualidade, que queremos trazer para os alunos ouvir e buscar inspiração em suas carreiras”.
Após as palestras, os participantes foram direcionados aos locais onde aconteceram os minicursos, colocando em prática o que foi aprendido no auditório. O evento foi marcado pelo entusiasmo dos palestrantes e pelo interesse dos acadêmicos, fortalecendo a formação prática e o compromisso com a excelência na área veterinária.