CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DO UNIFOR-MG REALIZA MINICURSO “PRODUÇÃO ON-FARM”
quinta-feira, 27 de novembro de 2025.
Nos dias 17 e 18 de novembro, o curso de Engenharia Agronômica do UNIFOR-MG realizou o Minicurso “Produção On-Farm: Uso e Aplicações de Bioinsumos na Agricultura Familiar”, na Fazenda Laboratório.
“Ele é um trabalho da disciplina de Extensão onde fomentamos este Minicurso para levar ao público externo o tema da utilização dos bioinsumos, que é muito relevante atualmente. Então queremos levar essas informações e divulgar estas novas tecnologias para que os produtores possam entender e implementar em suas produções, em suas lavouras”, destacou o Prof. Dr. Adriano Alves Silva.
Fruto de uma parceria entre o Centro Universitário de Formiga, Banco de Alimentos de Formiga, Emater, Ical e Sicredi, o evento integrou momentos teóricos e práticos que proporcionaram aos participantes uma compreensão aplicada sobre as vantagens e o potencial dessas tecnologias na agricultura familiar.
“A gente explicou de onde surgiu os conceitos e a história do uso de bioinsumos, os termos relacionados à biologia do solo, o mercado e sobre o controle biológico de pragas e doenças. Em seguida eles verão na prática como se produz e fabrica estes bioinsumos, através de uma estrutura de biofábrica que construída em nosso laboratório”, ressaltou o Prof. Dr. Wesley de Melo Rangel.
A Profa. Dra. Soraya Bamberg Ananias enfatizou a importância da vivência prática, afirmando que observar a produção e aplicação dos bioinsumos em campo é essencial para compreender o impacto positivo dessas tecnologias: “A gente vai mostrar o papel dos microrganismos e seu papel nos biofertilizantes, nos bioinsumos que são essenciais para termos uma agricultura sustentável hoje. A gente tem uma alta tecnologia, mas que está ao alcance das nossas mãos e que eles mesmos podem produzir estes bioinsumos, basta ter o conhecimento”.
A representante da Ical, Ma. Gabriela França, demonstrou formas de utilizar produtos sustentáveis para manter um solo saudável: “A gente trabalha com corretivos de solo e vamos apresentar para os produtores a importância desta correção do solo, para desenvolver a microbiota do solo, que é o principal foco do dia de hoje”, afirmou ela.
O minicurso foi encerrado com grande participação e satisfação dos presentes, gerando uma troca de conhecimento e contatos entre os alunos e produtores locais.


