
“Concurso Montando a Ponte” é promovido no UNIFOR-MG
quarta-feira, 23 de setembro de 2015.
O “Concurso Montando a Ponte” foi realizado de 1º a 3 de setembro e, devido à grande adesão por parte dos alunos, o evento ocorreu na quadra coberta do Clube UNIFOR-MG. A terceira edição do concurso contou com 35 duplas inscritas, dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Química.
Durante dois dias, os alunos montaram as pontes feitas apenas com palito de picolé de madeira e cola branca. No terceiro dia, com o ginásio do Clube UNIFOR-MG lotado por acadêmicos e também por alunos do Ensino Médio de escolas formiguenses, foi feita a avaliação da estética das pontes por uma comissão formada por professores do UNIFOR-MG.
Em seguida, os protótipos foram analisados com o intuito de verificar se cumpriam as especificações do regulamento, como largura, cumprimento e peso máximo para que fosse feito o cálculo das notas de capacidade portante.
As duplas que cumpriram todos os quesitos da montagem da ponte foram para a última etapa de rompimento. O objetivo era ver qual delas suportava o maior peso. Assim, as duplas colocaram as cargas, a partir de 30 quilos, até que os protótipos se rompessem.
Em uma disputa emocionante, a ponte da dupla vencedora suportou 120 quilos. Pablo Silva e Gabriel Marçal, do 4º período de Engenharia Civil, ficaram com o primeiro lugar. A dupla Paulo Cardoso e Lucas Santos, do 8º período de Engenharia Civil, terminou em segundo lugar, cujo protótipo foi rompido com 95 quilos. O terceiro lugar ficou com as alunas Paula Costa e Cintian Silva, do 6º período de Engenharia Civil, com a ponte que suportou 80 quilos.
A dupla campeã estava determinada e contou que fez três modelos de pontes como teste até conseguir fazer o protótipo que foi o vencedor.
O concurso
O “Concurso Montando a Ponte” diz respeito à avaliação de um protótipo de uma ponte, construído com palitos de picolé de madeira e cola branca, que deve resistir a uma carga crescente, em que a resistência e estética são quesitos testados e avaliados.
A atividade visa estimular estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Química a verificarem, na prática, o comportamento dos materiais sob a ação de carregamentos; incentivar a imaginação e a busca por novos conhecimentos; propiciar uma visão prática das teorias aprendidas em sala de aula; proporcionar a troca de informações e a valorização da profissão.