
XIII ENAFISIO É MARCADO PELA COMEMORAÇÃO DOS 20 ANOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA NO UNIFOR-MG
segunda-feira, 06 de outubro de 2025.
O XIII Encontro Acadêmico de Fisioterapia do UNIFOR-MG (ENAFISIO) reuniu estudantes, professores e profissionais da área nos dias 1º e 2 de outubro de 2025, no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba”. Com o tema central “Inovação e tecnologia na Fisioterapia + PBE”, o evento celebrou também os 20 anos do curso de Fisioterapia da instituição, consolidando-se como um espaço de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da profissão.
“O curso começou em 2005, com a primeira turma e, hoje, já temos dezoito turmas formadas, são mais de 500 profissionais fisioterapeutas colocados no mercado de Formiga e região, todos muito bem capacitados por professores de altíssimo nível, sem contar com essa infraestrutura que o UNIFOR-MG oferece para os nossos alunos”, compartilhou o Prof. Me. Wellerson Costa Faria, Coordenador do curso.
A abertura do evento foi realizada por alunos que fizeram parte da comissão organizadora e foi marcada por diversas homenagens à ex-coordenadores do curso, membros da diretoria do Centro Universitário e professores do curso.
“O curso resolve muitas questões de saúde na população de Formiga, porque temos convênio com o SUS, já tivemos convênio com outras instituições para gratuidade e é um dos nossos melhores laboratórios. E a nossa relação com o SUS é ótima, porque além do aluno atender o paciente, ele desenvolve também suas habilidades na CLIFOR. Este evento já é tradicional, já faz parte da instituição e do próprio curso”, destacou o Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Marco Antônio de Souza Leão.
A primeira noite do ENAFISIO contou com a palestra do fisioterapeuta Dr. Álvaro César de Oliveira Penoni, que destacou a relevância da atualização constante no campo da saúde: “Eu vou trazer algumas atualizações sobre o trabalho de força muscular, fortalecimento, o que a literatura tem trazido, quais conceitos já mudaram com as pesquisas”, afirmou ele.
Tendo sido o primeiro coordenador do curso de Fisioterapia no UNIFOR-MG e um dos homenageados da noite, Álvaro também falou sobre a sensação de pertencimento ao voltar à instituição: “Me traz muitas recordações, são vinte anos que se passaram, mas me lembro muito bem como o Centro abraçou o curso quando começamos, como foi valorizado na época, tenho muitas lembranças felizes. E, voltando agora, é a segunda vez que tenho oportunidade de vir desde a minha saída e é impressionante, porque sinto que aqui as pessoas trabalham com seriedade e as amizades que são feitas são muito concretas, eu fico muito feliz de ver os frutos”, completou ele.
Na mesma noite, o pesquisador Dr. Ronaldo Henrique Cruvinel Júnior, egresso do curso, trouxe uma abordagem voltada à prática clínica baseada em evidências e deixou um conselho para os futuros profissionais do curso: “Eu tive uma oportunidade muito grande enquanto formando de participar do ENAFISIO, então, é um prazer muito grande estar voltando ao UNIFOR-MG, minha casa, desta vez como palestrante e meu conselho, principalmente para quem gostaria de ir para a área acadêmica, é tentar o contato com a pesquisa o quanto antes e o UNIFOR-MG proporciona isto”.
O segundo dia do encontro foi marcado pela diversidade de temas. A fisioterapeuta egressa Lorena Cravo apresentou novas possibilidades de atuação da profissão. “Eu vim do UNIFOR-MG e estou trazendo um pouco do meu trabalho, como evoluí como profissional e vou falar sobre como estamos utilizando a tecnologia em nossas avaliações e como isto tem se encaixado no contexto da corrida, do esporte”, disse.
Encerrando a programação, o Dr. José Avelino de Melo Júnior, diretor-secretário do CREFITO-4 MG, trouxe uma reflexão sobre o momento em que a profissão se encontra: “Principalmente no pós-pandemia, a nossa profissão tomou uma grande ascensão, foi um momento difícil para a sociedade, mas ela continuou crescendo. Então, hoje, nós podemos dizer que a fisioterapia está no real grau de magnitude que ela merece e sempre falo para nossos colegas e futuros colegas que a busca incessante pelo conhecimento é o diferencial. O conhecimento técnico-científico por si só já não basta, hoje temos que prezar também pelo conhecimento de gestão, mercado, conscientização política, conhecer as leis da Fisioterapia e por último, mas não menos importante, a ética profissional”, apontou.
Com palestras, debates enriquecedores e inovação, o XIII ENAFISIO celebrou não apenas os vinte anos do curso de Fisioterapia, mas também o papel transformador do Centro Universitário em Formiga e região.