HOME » Vestibular » Dicas de Vestibular » Qualidade das Instituições

Qualidade das Instituições

Veja as siglas que você precisa conhecer para ficar por dentro dos parâmetros que medem a qualidade das instituições de ensino superior

MEC
: Ministério da Educação. É o órgão máximo da educação no país e responde por todas as suas políticas e diretrizes.

IDD: Indicador de diferença entre os desempenhos observado e esperado. Calculado com base na diferença entre a nota média do aluno concluinte de um curso e o desempenho médio estimado para os concluintes do mesmo curso. Mede o quanto o curso contribuiu para a formação do aluno.

CPC
: Conceito Preliminar de Cursos. Composto pela nota do ENADE, do IDD e de outras variáveis como infraestrutura e corpo docente. É divulgado anualmente pelo Ministério da Educação e é utilizado para a renovação de reconhecimento de curso.

Enade
: Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Prova aplicada aos alunos do primeiro e do último ano da graduação. A periodicidade máxima da prova para cada curso é trienal. Os alunos são escolhidos por amostragem e o aluno selecionado que não participar não recebe o diploma.

Sinaes
: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. É o instrumento usado pelo MEC para averiguar a qualidade do ensino superior no país. É formado pela avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Avalia todos os aspectos em torno do ensino, como pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição, corpo docente, instalações, etc.

IGC
: Índice Geral de Cursos. Une ao CPC a avaliação dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) das instituições de ensino. É divulgado anualmente em momento imediatamente posterior à divulgação dos resultados do Enade e do CPC.

Inep: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. É o órgão responsável pelos levantamentos estatísticos e avaliativos em todos os níveis e modalidades de ensinoe pelo desenvolvimento da prova do novo Enem. As informações estão no endereço: www.inep.gov. br.

Anuário Fera! Vestibular e Carreira – 2010
Editora Segmento