
UNIFOR desenvolve Programa de Iniciação Científica
sexta-feira, 15 de junho de 2012.
Científica (PIC), que tem demonstrado, a cada ano, sua ascensão, haja
vista o aumento substancial na sua procura. O PIC/UNIFOR busca
despertar, desenvolver e otimizar o interesse de estudantes pelas
atividades de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e nas
diferentes linhas de pesquisa, propiciando, assim, maior interação entre
professores pesquisadores com estudantes, por meio de atividades e
práticas de pesquisa.
Atualmente, contempla quatro modalidades de alunos de iniciação científica. O primeiro grupo é composto por alunos com fomento de bolsas de Iniciação Científica, repassadas pela Instituição Mantenedora, mediante cotas preestabelecidas anualmente pela FAPEMIG (Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado de Minas Gerais). O segundo grupo de alunos tem os mesmos direitos e prerrogativas dos anteriores, porém com auxílio financeiro Institucional, definido, anualmente, pelo Conselho Superior de Normas e Diretrizes. O terceiro grupo, sem auxílio financeiro da bolsa de pesquisa, caracteriza um programa de Iniciação Científica de voluntariado. Por fim, o quarto grupo conta com fomento externo, repassado também pela Instituição Mantenedora, por meio de cotas preestabelecidas pela FAPEMIG, beneficia alunos do Ensino Médio de escolas públicas do município.
Para o ano de 2012, o Programa Institucional de Iniciação Científica/UNIFOR estimulou a participação dos acadêmicos de graduação nas atividades de pesquisa disponibilizando, para o aluno de graduação, 44 cotas de bolsas, sendo 30 com recursos da FAPEMIG para alunos da graduação, 10 com recursos da FAPEMIG, para alunos do Ensino Médio, e 4 institucionais.
O Programa de Iniciação Científica
Os critérios para o PIC/UNIFOR seguem as Normas para participação no programa, que são estabelecidas em seu Regulamento Interno e vinculadas à FAPEMIG (www.fapemig.br). Os editais para convocação de projetos para a Iniciação Científica são publicados no site do UNIFOR (www.uniformg.edu.br), geralmente em setembro.
No edital são informados os objetivos do programa, do número de bolsas disponíveis e de sua duração, vigências dos projetos e dos planos de trabalho do aluno, os requisitos e compromissos do orientador e pesquisador para a participação no PIC, a documentação exigida para a inscrição, informações para a solicitação de renovação de projetos, as etapas do processo de seleção, o número máximo de bolsistas por orientador, prazos, datas e demais informações.
A avaliação dos projetos é feita por uma comissão, nomeada pela Diretoria Geral de Ensino, com base nos critérios do Edital do Programa de Iniciação Científica (PIC) do Centro Universitário de Formiga a saber: titulação e produção científica do(s) orientador(es), plano(s) de trabalho do(s) aluno(s), mérito técnico-científico da proposta, além da viabilidade financeira para a execução dos projetos.
Após encaminhamento do parecer é solicitado aos proponentes o comparecimento à Coordenação do Centro de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Ensino a Distância (CEPEP), Prédio 2, para orientações e entrega da documentação.
O acompanhamento das atividades propostas nos projetos contratados é realizado por meio de relatórios parciais e finais e a apresentação dos projetos e resultados parciais/totais na Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão (MIPE).
“Acreditamos estar caminhando na direção certa. É inquestionável o êxito da parceria com a FAPEMIG, no que diz respeito à concessão de quotas de bolsas para o programa. Este incentivo tem contribuído significativamente para reforçar a grande importância que a pesquisa tem, em formar o quadro de pesquisadores que, no futuro, estará à frente dos problemas e das soluções de questões regionais e, em um âmbito mais amplo, para as mundiais. O PIC compromete-se com a qualidade da pesquisa científica, com a construção do pensamento de rigor e com a troca de conhecimentos e experiências", comentou a coordenadora do CEPEP, Profa. Dra. Ivani Pose Martins.