
Egresso de Fisioterapia fala sobre possibilidades no mercado de trabalho e participação acadêmica
terça-feira, 24 de agosto de 2010.
O egresso do curso de Fisioterapia, Diequison Rite da Cunha, da cidade Córrego Fundo/MG, concluiu, neste mês, um curso de pós-graduação em Acupuntura, no IPGU (Instituto de Pós-graduação Unisaúde), em Uberlândia/MG. Segundo o fisioterapeuta, o curso teve início em outubro de 2008 e a conclusão deste representa novas oportunidades profissionais. “Estou muito feliz com minha profissão. O curso, além de enriquecer meus conhecimentos, certamente, trará novas oportunidades”, diz.
O egresso do curso de Fisioterapia, Diequison Rite da Cunha, da cidade Córrego Fundo/MG, concluiu, neste mês, um curso de pós-graduação em Acupuntura, no IPGU (Instituto de Pós-graduação Unisaúde), em Uberlândia/MG.
Segundo o fisioterapeuta, o curso teve início em outubro de 2008 e a conclusão deste representa novas oportunidades profissionais. “Estou muito feliz com minha profissão. O curso, além de enriquecer meus conhecimentos, certamente, trará novas oportunidades”, diz.
Percurso
Para o egresso, sua atuação efetiva, durante todo a trajetória acadêmica, foi muito importante para que ele conseguisse uma aprendizagem mais ampla e positiva. Ele conta que, por dois anos, fez estágio remunerado e, durante dois anos e meio, atuou como monitor de disciplinas, ambos os trabalhos desenvolvidos no UNIFOR-MG. Além disso, fez diversos serviços voluntários e desenvolveu vários projetos de pesquisa. Um deles, relacionado à qualidade de vida em idosos portadores de Parkinson em Formiga/MG, foi apresentado no Congresso Latinoamericano de Qualidade de Vida, realizado em São José dos Campos/SP. “É essencial que o aluno participe da vida acadêmica de maneira efetiva. Umas das empresas onde hoje trabalho com ergonomia, precisava de uma fisioterapeuta para ministrar uma palestra sobre o tema, entrou em contato com a coordenação do curso de fisioterapia do UNIFOR-MG, pedindo indicação de um profissional, acredito que, por minha dedicação aos estudos, fui indicado, realizei a palestra e estou na empresa até hoje. O acadêmico precisa ter uma visão ampla na faculdade, deve querer alcançar mais que o diploma, precisa aprender, participar. É importante que o aluno demonstre disponibilidade tanto para o estudo como para participar de projetos dentro e fora da faculdade”, conta.
Sobre o UNIFOR-MG, Diequison afirma ter sido essencial o ensino oferecido pela Instituição. “O Centro Universitário forneceu todo o suporte necessário para alcançar o que eu desejava no mercado de trabalho. Em apenas um ano de formado, sinto-me realizado profissionalmente. Outro incentivo que recebi do UNIFOR-MG foi em relação à participação em congressos e projetos. Além disso, o Centro Universitário oferece excelente espaço físico, facilitando a aprendizagem dos estudantes em atividades práticas. É muito enriquecedor para o futuro profissional ter contato com a prática e também com eventos fora do âmbito acadêmico”, detalha.
Atuação
O ex-aluno conta que trabalha na Prefeitura e em duas empresas de cal da cidade, além de fazer atendimentos em domicílio. No órgão, ele atua no Projeto ProJovem, desenvolvido pelo Governo Federal e destinado a promover a inclusão social dos jovens brasileiros, incentivando os estudos e dando a eles uma nova visão através de grupos de convivência formado no município, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.
Segundo ele, por intermédio do projeto, diversas atividades de convivência são promovidas, seguindo três diferentes linhas: arte e cultura, com pintura de telas e formação de teatros; projeto ambiental, com ações voltadas para a reciclagem; e atividade física e esporte, com ações voltadas para o incentivo à prática de atividade física e ensino de diferentes modalidades de esporte.
Diequison coordena todo o trabalho e, para isso, conta a colaboração de alunos dos cursos de Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia Ambiental, Fisioterapia e Pedagogia do UNIFOR-MG. Os acadêmicos, principalmente os do curso de Educação Física, ajudam na promoção de atividades de recreação aos participantes do projeto.
{mosimage} |