
Assembleia Geral Ordinária da FUOM é promovida no UNIFOR
sexta-feira, 27 de abril de 2012.
O Presidente da FUOM, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa fez seu pronunciamento com o tema: Desafios FUOM 2002 a 2012. Na oportunidade, apresentou como desafios a situação financeira preocupante da Instituição, com altas taxas de inadimplência, quando assumiu; ebulição do sistema educacional brasileiro, em decorrência da Lei 9.394/96; novo paradigma da educação e estabilidade econômica do país a partir de 2003.
Também houve a necessidade de reorganizar administrativa e financeiramente a FUOM, com a criação de vários departamentos e a profissionalização da Instituição. Devido à competição acirrada no mercado educacional, foi preciso melhorar a qualidade do ensino. Houve ainda uma queda das licenciaturas, que também foi um grande desafio, pois a Fundação tinha a maioria de seus cursos voltados para a formação de professores.
Um marco importante que, segundo o presidente da FUOM, talvez tenha sido o maior desafio e a ação mais importante em sua gestão, foi a busca da autonomia, com a criação do Centro Universitário, em 2004, substituindo as faculdades isoladas. Isso possibilitou a implantação de novos cursos.
Outro desafio foi a reorganização do Colégio de Aplicação, também mantido pela FUOM. A unidade dobrou o número de alunos e passou a fazer parte efetivamente da Instituição.
A criação do curso de Direito foi outro ponto forte e também bastante desafiador, pois havia uma grande dificuldade para a implantação de cursos de Direito no país. Também foram criados os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Medicina Veterinária, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Fisioterapia, Letras (habilitação Português/Espanhol), Medicina Veterinária, Pedagogia Docência, Serviço Social e Estética.
A migração para o MEC (Ministério da Educação e Cultura) foi mais um grande desafio, pois as 34 fundações educacionais mineiras, que pertenciam ao Conselho Estadual de Educação, passaram para a supervisão e coordenação do MEC, por força de uma decisão do STF em 2008, o que foi positivo em termos de credibilidade e visibilidade, mas o problema foi sentido no setor financeiro.
A avaliação positiva do UNIFOR e dos cursos avaliados pelo MEC foi muito importante, resultou na nota 4, em uma escalada de 1 a 5. Segundo o Presidente da FUOM, o Centro Universitário de Formiga foi o pioneiro a ser inspecionado pelo MEC, em função disso, cerca de 15 dirigentes de outras instituições de ensino superior visitaram o campus, após a visita da Comissão do Ministério da Educação.
Agora o novo desafio é a implantação do curso de Medicina, que é uma graduação perene, que agrega valor e trará muitas vantagens para Formiga e região. É um projeto para 3 a 4 anos e os estudos já começaram. O Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão finalizou agradecendo a todos e ressaltou que todos esses resultados foram graças à acreditação de um projeto iniciado em 2002.
Eleição dos Membros do Conselho Fiscal
O primeiro item da pauta da Assembleia foi a eleição do Conselho Fiscal, que se deu por aclamação, por ter sido apresentada chapa única, aprovada por todos. Na ocasião, os membros do Conselho assinaram o termo de posse. A composição é a seguinte:
Apresentação das Demonstrações Contábeis 2011
O relatório dos auditores afirmou que foram examinadas as demonstrações contábeis da FUOM e que estão corretas em todos os aspectos relevantes.
A auditora apresentou o Balanço Patrimonial (ativo e passivo), que apontou uma evolução de 2010 para 2011 tanto no total disponível quanto nos índices de liquidez. A demonstração de resultados (receitas e despesas) também apresentou índice positivo, tendo sido ressaltado o baixo índice de inadimplência em relação ao mercado. A Mutação de Patrimônio também mostrou um crescimento considerável da Fundação. O Fluxo de Caixa teve um operacional positivo, assim como os investimentos que foram relevantes. Destacou-se praticamente o mesmo patamar das Bolsas de Estudos oferecidas entre 2010 e 2011.
Ao final da apresentação, a auditora se colocou à disposição para esclarecimentos, mas não houve questionamentos. As contas já haviam sido previamente aprovadas pelo Conselho Fiscal, conforme parecer apresentado na Assembleia.
Apresentação das Atividades 2011
Também foram apresentados dados sobre alunos beneficiados com Bolsas de Estudo no UNIFOR e no Colégio de Aplicação, sobre os laboratórios, números da CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR), que teve mais de oito mil atendimentos, do NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas), com 630 atendimentos, da CLIMVET (Clínica de Medicina Veterinária), com 356 atendimentos entre consultas e cirurgias. Ainda foram mostrados o Clube UNIFOR e projetos realizados em convênios com outras entidades.
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}