
XX MIPE CONTA COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS E MESA-REDONDA
quinta-feira, 10 de outubro de 2024.
Nos dias 24 e 25 de setembro ocorreu a 20ª edição da Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão (MIPE) no Centro Universitário de Formiga.
No primeiro dia da atividade, o público foi recebido no Salão de Eventos “Walmor de Borba”, localizado no Prédio 4 da instituição. O evento foi introduzido pelo coordenador do Departamento de Comunicação Social e Cultural, Gustavo Henrique Gondim, que convidou o Reitor Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão para fazer a abertura.
O Reitor enfatizou a importância da participação dos alunos em eventos como a MIPE e disse: “O aluno já deve sair daqui com a expectativa de trabalhar na área da pesquisa e poder desenvolver os seus conhecimentos através da pesquisa, porque ela está atrelada à educação.”
Em sequência, também tomaram a frente a coordenadora do Centro de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Educação a Distância (CEPEP), Profa. Dra. Ivani Pose Martins e o Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco para falar sobre a importância do desenvolvimento de projetos de pesquisa na instituição.
A mesa-redonda abordou o tema “O impacto da Inteligência Artificial no tripé educacional” e contou com a participação dos convidados Adriano Valentim Diotto (UFLA), Célia Guedes Faria Lima (UNIFOR-MG), José Carlos Leal (UNIFOR-MG), Márcio Lopes Junior (UNIFOR-MG) que será o mediador, Maxuel Pereira de Oliveira (egresso do UNIFOR-MG) e Michael Silveira Thebaldi (UFLA).
A Profa. Dra. Célia Guedes Faria Lima destacou que o evento é uma oportunidade para incentivar os alunos a participarem da Iniciação Científica e falou: “Todo ano vem temas polêmicos. Os alunos, a cada dia que passa, nos surpreendem com abordagens inteligentes, dinâmicas e, às vezes, eles superam até nós professores na abordagem deles. Então é um momento muito rico de troca entre os discentes e os docentes.”
O coordenador do curso de Ciência da Computação, Prof. Me. Márcio Lopes Junior, que atuou como mediador do debate, explicou que o intuito da MIPE é permitir aos alunos apresentarem os projetos desenvolvidos a uma banca avaliadora. Ele ressaltou que abordar o tema de inteligência artificial é muito relevante, pois essa ferramenta permitiu acelerar o processo de desenvolvimento de diversas pesquisas.
Conforme o convidado Michael Silveira, falar sobre inteligência artificial é de extrema necessidade para que os alunos entendam como essa ferramenta pode ser utilizada de forma positiva tanto na pesquisa, como no ensino e na extensão. Em complemento, o convidado Adriano Diotto ressaltou que o envolvimento do aluno com a pesquisa permite desenvolver diferentes habilidades e conhecimentos ao longo da sua trajetória acadêmica.
No segundo dia, ocorreram as apresentações dos trabalhos inscritos. Os projetos foram distribuídos em diversas salas e cada banca avaliadora foi composta por três professores.
O Prof. Dr. José Carlos Leal explicou como ocorreu a dinâmica das apresentações. Inicialmente, os alunos submeteram os trabalhos em uma plataforma própria. Esses trabalhos passaram por uma avaliação e os aprovados foram divididos em salas para a apresentação. Cada banca foi composta por um professor presidente, junto de dois avaliadores. As apresentações ocorreram em formato de pitch e apresentação oral.
O convidado Maxuel Oliveira, egresso do curso de Ciência da Computação, afirmou a importância de o UNIFOR-MG incentivar alunos a participarem da Iniciação Científica, pois cabe à universidade incentivar esses alunos a ter uma dinâmica mais preparada para o mercado, tanto na parte de conhecimento como na parte de treinamento, atraindo a atenção de empresas para esses alunos no mercado de trabalho.