4° DIA DE CAMPO É UM SUCESSO

quarta-feira, 29 de março de 2023.
4° DIA DE CAMPO É UM SUCESSO

Com o tema “Agronegócio Sustentável: A Sustentabilidade como Vantagem Competitiva”, o 4° Dia de Campo do UNIFOR-MG atraiu visitantes de Formiga e região. As atividades ocorreram, em 16 de março. A Fazenda Laboratório recebeu estandes com estações experimentais, praça de alimentação, parquinho. Houve ainda exposição de soluções inovadoras para o agronegócio, passeio a cavalo para crianças e demonstração de maquinário.

Foram apresentados serviços e/ou produtos das seguintes áreas: laboratório e consultoria agrícola; insumos, corretivos e fertilizantes; máquinas e equipamentos agrícolas; treinamentos; associações; alimentos; laticínios; assistência técnica; produção animal; instituição financeira; sementes; concessionárias de veículos.

Uma comissão cuidou do planejamento desde 2022. Ela é composta pelos seguintes integrantes: Prof. Dr. Adriano Alves Silva (coordenador), Profa. Dra. Ivani Pose Martins (supervisora), Prof. Dr. Dênio Garcia Silva de Oliveira, Prof. Dr. Leonardo Borges Acurcio e Gustavo Henrique Gondim. A iniciativa é dos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária.

A Profa. Dra. Ivani Pose Martins ficou motivada para a realização das próximas edições, considerando o envolvimento de tantas empresas de segmentos diferentes, a participação efetiva da comunidade acadêmica e comunidade externa. Acrescentou que o apoio incondicional do UNIFOR-MG foi fundamental para o sucesso do evento.

O Prof. Dr. Dênio Garcia Silva de Oliveira falou que a iniciativa é importante para o Centro Universitário de Formiga, que está inserido na comunidade como difusor de tecnologia e pesquisa, além de oferecer suporte ao produtor rural (familiar, pequeno, médio e grande). Considerou que, para as empresas parceiras, é uma oportunidade para divulgar as novas tecnologias na Fazenda Laboratório, que tem credibilidade para apresentar a qualidade dos produtos e serviços.

“Para os alunos, é um local de aprendizado e networking com representantes de grandes empresas que oferecem estágios e empregos. O Dia de Campo reafirma que o Centro Universitário de Formiga sempre está em destaque, demonstrando qual é o futuro que a Instituição quer para o agronegócio”.

Já o Prof. Dr. Leonardo Borges Acurcio apontou que um aumento no público marcou os trabalhos. Ele comentou que, neste ano, houve a participação de produtores de origem animal (queijos, cárneos, lácteos e derivados), com o selo do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.), um importante parceiro do UNIFOR-MG.

“O contato dos alunos, funcionários da Instituição, profissionais e produtores rurais com o que a Medicina Veterinária tem de melhor é fundamental, seja com mercadorias e ferramentas que auxiliam na nutrição, diagnóstico e tratamento dos animais ou com os produtos finais oriundos de uma excelente criação. Agradeço aos parceiros pelo engrandecimento do evento e desejo que esse vínculo se fortaleça. Convido a todos para a edição 2024, que será ainda melhor.”

O coordenador do curso de Engenharia Agronômica Prof. Dr. Adriano Alves Silva agradeceu a todos que prestigiaram e colaboraram para as ações. Disse que é um momento significativo para a troca de informações, networking, compartilhamento de experiências, divulgação de novas tecnologias e contribuição para o crescimento e aprimoramento do agronegócio.

“Profissionais capacitados, empresas renomadas e visitantes enriqueceram as atividades. O Dia de Campo é referência para o agronegócio regional. Convido as empresas do setor para a próxima edição, que já está em planejamento. Com a mobilização de todos, é possível avançar no desenvolvimento e fortalecimento da região como polo produtor de alimentos.”

Confira as empresas parceiras:

Agrical
SICOOB CREDIFOR
Solo Fértil Calcário
Valtra

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPARÃO DE CURSO SOBRE PRODUTOS E TÉCNICAS DE ACABAMENTO

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM