
Colégio de Aplicação promove Festival de Pipas
quarta-feira, 28 de setembro de 2016.
Os alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação participaram na segunda-feira, 19 de setembro, de um Festival de Pipas. As atividades foram realizadas no Campo de Futebol da Unidade I. As ações fazem parte do Projeto Brincando com Geometria, idealizado pela professora de Matemática, Kelly Santos.
A Diretora do Colégio de Aplicação, Profa. Divina Solange Nascimento, aprovou a iniciativa e disse que os professores, durante todo o ano, aproveitam a infraestrutura da Instituição para atividades fora da sala de aula, principalmente, sobre matemática, que para alguns alunos pode ser de difícil compreensão.
A Profa. Kelly Santos destacou que o projeto proporcionou ao grupo uma forma prazerosa de aprender e fixar questões referentes aos polígonos, que compõem a matéria abordada em sala de aula.
Para o aluno Victor Bertozzi foi uma atividade interessante porque englobou todas as formas geométricas estudadas, até então, sendo elas: o triângulo, o quadrado e o losango.
A discente Maria Eduarda Duque considerou a experiência legal. Ela destacou que é uma forma de aprender na prática.
Interdisciplinaridade
Enquanto ocorria o Festival de Pipas, outro projeto foi realizado simultaneamente no Colégio de Aplicação. A professora de Língua Portuguesa, Janaína Cardoso Maia, levou os alunos do 6o Ano do Ensino Fundamental para conhecerem a produção de reportagens jornalísticas.
As atividades foram promovidas em parceria com o Departamento de Comunicação Social e Cultural do UNIFOR-MG, coordenado por Gustavo Henrique Gondim, que explicou aos estudantes todas as etapas de produção de um vídeo.
Para exemplificar os processos, Gustavo Henrique Gondim supervisionou os alunos na produção de uma matéria sobre o Festival de Pipas. Ele apresentou aos estudantes a linguagem televisiva, a entrevista, a edição, entre outros aspectos.
A aluna Ana Clara Campos falou sobre a experiência adquirida com as atividades. Ela explicou que há uma pauta para realizar a entrevista e que existe um trabalho extenso para que se consiga uma boa reportagem. Ela apontou também as dificuldades enfrentadas pelo repórter, como o clima, e que nem sempre as pessoas concedem a entrevista. A estudante considerou ainda complicada a necessidade de encontrar matérias em determinadas épocas e traduzir o ambiente para o espectador.
Do Projeto resultou a reportagem disponível neste link.