
Equipe do curso de Arquitetura e Urbanismo apresenta projeto do novo centro comercial de Formiga
sexta-feira, 28 de março de 2014.
O plano de marketing e o projeto urbanístico do novo centro comercial de Formiga, que compõem o Projeto Shopping a Céu Aberto, foi apresentado no dia 18 de março. O projeto urbanístico foi apresentado pela coordenadora da equipe do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFOR-MG, a Profa. Ms. Marianna Costa Mattos.
O plano de marketing e o projeto urbanístico do novo centro comercial de Formiga, que compõem o Projeto Shopping a Céu Aberto, foi apresentado no dia 18 de março para mais de 60 pessoas, no restaurante Hora do Almoço.
O intuito das apresentações foi promover a criação de uma identidade, imagem e posicionamento próprios, para o conjunto de empresas associadas, de forma a diferenciá-las e incrementar as vendas, aumentar a competitividade das empresas, ampliando a participação no mercado da classe “C” de Formiga e municípios vizinhos.
O plano de marketing, apresentado pelo consultor do SEBRAE, Maurício Mansur, demonstrou focos estratégicos para promover a nova marca do centro comercial de Formiga.
Já o projeto urbanístico foi apresentado pela integrante da equipe do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFOR-MG, a Profa. Ms. Marianna Costa Mattos, com soluções inovadoras que podem mudar toda a rotina de algumas ruas do centro da cidade, principalmente no que diz respeito à circulação de pessoas e veículos.
“Após análise técnica da morfologia urbana, verificou-se a importância de iniciar uma proposta de trabalho, que tem como projeto piloto a intervenção na Rua Pio XII. Esta é essencialmente comercial, possui menor extensão, menos estacionamentos, possui uma grande galeria comercial que caracteriza o espaço de um ‘Shopping Aberto’”, comentou a professora. Ela também ressaltou que essa rua é próxima à Praça Getúlio Vargas, o que favorecerá futuros eventos abertos ao público da cidade, possibilitando uma execução mais rápida do Plano Piloto e, portanto, uma percepção em curto prazo dos resultados do projeto.
A proposta sugerida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFOR-MG é de que a rua seja transformada em um calçadão, com novos mobiliários urbanos, arborização, bancos e um espaço de grande circulação de pedestres, possibilitando o encontro entre a comunidade, o que facilita a prospecção de clientes por parte dos lojistas. Também é favorável à realização de eventos públicos como forma de promoção do comércio, um espaço agradável para o descanso dos funcionários em horários de almoço, favorecendo uma maior produtividade e a humanização do espaço urbano.
Como próxima ação do “Centro Comercial de Formiga – Aqui você se sente em casa (novo nome que substituirá Shopping a Céu Aberto), será feita uma missão empresarial que visitará a Feira do Empreendedor, em abril, para participação no Seminário sobre Comércio de Rua. Os empresários também participarão de uma missão em São Paulo/Florianópolis para conhecerem os casos de sucesso, mudanças e os benefícios que os empresários de Florianópolis tiveram.
O projeto é realizado pela ACIF (Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Formiga), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), UNIFOR-MG, Sicoob Centro-Oeste e Prefeitura de Formiga.
As empresas que quiserem aderir ao Centro Comercial de Formiga – Aqui você se sente em Casa podem entrar em contato pelos telefones 3322-2551 (SEBRAE), 3322-1554 (ACIF) ou 3321-4033 (CDL).
{mosimage}
A Profa. Marianna Mattos apresentou o projeto urbanístico do novo centro comercial de Formiga