
Curso de Serviço Social é reconhecido pelo MEC
sexta-feira, 02 de setembro de 2011.
As notas atribuídas pelo MEC variam em uma escala de 0 a 5. O curso de Serviço Social recebeu nota 4. Segundo a coordenadora da graduação, Profa. Ms. Flávia Canesqui, “a nota reflete o esforço coletivo, a seriedade e o profissionalismo da coordenação, professores e alunos, como também dos dirigentes, desempenhados para a concretização desse ótimo resultado”.
Anualmente, são oferecidas 45 vagas aos candidatos ao curso, através de processo seletivo. O Vestibular 2012 UNIFOR será realizado no dia 20 de novembro.
Ministério da Educação
Em abril deste ano, representantes do MEC estiveram no UNIFOR, com o objetivo de avaliar o curso de Serviço Social. Na ocasião, eles se reuniram com os dirigentes, membros da CPA (Comissão Própria de Avaliação), professores, alunos e funcionários da Instituição, além de analisarem toda a documentação referente ao ensino, projeto pedagógico, estágio supervisionado, atividades complementares e demais ações educacionais ligadas ao curso. Os visitantes também conheceram toda a estrutura física do campus, principalmente a biblioteca, que possui vasto acervo dedicado à graduação, além do NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas) e da CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR), locais onde os alunos desenvolvem a parte prática de sua formação.
Curso de Serviço Social
Criado em outubro de 2006, contando, portanto, com cinco anos de existência e uma turma graduada, o curso de Serviço Social do UNIFOR já apresenta muitas conquistas e uma respeitável qualidade do ensino, tanto pela formação profissional quanto pela extensão, e, atualmente, também pela pesquisa.
A alta qualidade do Estágio Supervisionado
Os estágios colocam em prática as teorias vistas em sala de aula e garantem aos futuros profissionais uma formação diferenciada, realmente de preparação para o mercado de trabalho.
As parcerias com instituições sociais para realização do estágio obrigatório em Serviço Social já chegam a dez. Recentemente, mais uma conquista: a Penitenciária de Formiga receberá três alunas/estagiárias do curso. A multiplicidade das parceiras com as instituições para a realização do estágio obrigatório mostra a preocupação, sempre presente, com a formação profissional diversificada do estudante.
Além dessas instituições, as prefeituras dos municípios de Candeias, Japaraíba, Piumhi, Pimenta, Pains e Iguatama também recebem alunos para a realização do estágio. Segundo a coordenadora do curso, “em Lagoa da Prata, já ultrapassamos a relação com a prefeitura e, hoje, contamos com convênios com Organizações Não-Governamentais e Tribunal de Justiça”, explica.
Preocupado com o aluno trabalhador, com dificuldade de tempo para a realização do estágio obrigatório, o UNIFOR, através do curso de Serviço Social, oferece, aos finais de semana, duas ações supervisionadas por assistentes sociais: as visitas técnicas aos moradores dos bairros Maringá e Industrial e aos idosos do Lar São Francisco de Assis, ambos em Formiga.
Os alunos desenvolvem, ainda, trabalhos práticos no NPJ e na CLIFOR, realizando atendimentos e orientações gratuitas a pessoas carentes de Formiga e região.
Qualidade acadêmica
Para além das aulas, das atividades de estágio e extensão, o curso de Serviço Social valoriza e investe muito nas atividades de aprimoramento intelectual, tais como palestras, mesas-redondas, seminários, mostra profissional e visitas técnicas, além de estimular os estudantes a participarem de congressos e encontros.
O curso de Serviço Social atua, também, na área da pesquisa científica e conta com financiamento da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais). Por esse caminho, novos projetos já se encontram formulados para concorrer a mais bolsas.
Resultados
Tanto esforço e dedicação resultam em destaques profissionais operados por nossos egressos, que foram aprovados em mestrados e concursos públicos e selecionados para atuar em diversas frentes do mercado, como hospitais e Conselho Tutelar.
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}