icone buscar
UNIFOR-MG PARTICIPA DA “SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA” NO CAIC

UNIFOR-MG PARTICIPA DA “SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA” NO CAIC

segunda-feira, 17 de novembro de 2025.
UNIFOR-MG PARTICIPA DA “SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA” NO CAIC

No dia 17 de novembro, estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental do CAIC participaram de uma palestra educativa sobre ecologia, realizada como parte da programação da “Semana de Educação para a Vida”. A atividade foi conduzida pelo professor Lucas Silveira Lopes, do curso de Engenharia Agronômica do UNIFOR-MG, com apoio do estagiário Heitor, aluno do 2º período do mesmo curso, e do colaborador do Banco de Alimentos, Ronny, integrantes do projeto Hortas Urbanas.

Ao longo da apresentação, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer, de forma lúdica e interativa, conceitos fundamentais de ecologia. Um dos destaques foi a exibição de uma coleção entomológica composta por borboletas, abelhas, besouros e gafanhotos. A atividade despertou a curiosidade dos estudantes ao permitir a observação direta desses insetos e evidenciar a importância que eles desempenham na polinização, na ciclagem de nutrientes e na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.

Outro momento marcante foi a explicação sobre as partes das plantas, seu funcionamento e cuidados básicos para manter uma horta doméstica. As crianças também puderam manusear mudas de hortaliças, compreendendo melhor o papel das plantas na alimentação saudável e na preservação ambiental.

Para o professor Lucas Silveira Lopes, iniciativas como essa reforçam o compromisso do Centro Universitário com a formação cidadã: “O UNIFOR-MG tem um papel fundamental ao fomentar atividades educativas que aproximam a comunidade do conhecimento científico. O projeto Horta Urbana é muito mais do que a implantação de hortas e a produção de alimentos; ele é, acima de tudo, um projeto educacional, que forma cidadãos com consciência ambiental”.

A vice-diretora do CAIC, Ana Paula, destacou a importância da ação para o desenvolvimento das crianças: “O objetivo da palestra foi despertar, desde cedo, a consciência sobre o cuidado com o meio ambiente, incentivando atitudes responsáveis e sustentáveis no dia a dia dos nossos alunos”.

O Hortas Urbanas, projeto vinculado ao UNIFOR-MG, busca promover práticas sustentáveis por meio da implantação e manutenção de hortas em diferentes espaços da comunidade. Além de estimular o cultivo de alimentos frescos e saudáveis, o projeto desempenha um papel educativo, aproximando crianças, jovens e adultos dos princípios da agroecologia. A iniciativa conta com o apoio de parceiros como Sicredi, Carmeuse e Banco de Alimentos, que contribuem para a ampliação das ações e o fortalecimento das atividades de extensão voltadas à sustentabilidade.

fique por dentro

ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO UNIFOR-MG DISCUTEM CONTABILIDADE GERENCIAL E NOVAS GERAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO EM PALESTRAS
12 de junho de 2026

ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO UNIFOR-MG DISCUTEM CONTABILIDADE GERENCIAL E NOVAS GERAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO EM PALESTRAS

GYM FESTIVAL DO UNIFOR-MG CELEBRA MISTURA DE RITMOS E POVOS ATRAVÉS DO TEMA “O BRASIL DOS MEUS SONHOS”
11 de junho de 2026

GYM FESTIVAL DO UNIFOR-MG CELEBRA MISTURA DE RITMOS E POVOS ATRAVÉS DO TEMA “O BRASIL DOS MEUS SONHOS”

SICOOB CREDIFOR OFERECE VAGA DE ESTÁGIO PARA ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
11 de junho de 2026

SICOOB CREDIFOR OFERECE VAGA DE ESTÁGIO PARA ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Acessar o conteúdo