icone buscar
UNIFOR-MG contribui para conhecer e controlar a Leishmaniose Visceral Canina em Formiga

UNIFOR-MG contribui para conhecer e controlar a Leishmaniose Visceral Canina em Formiga

quinta-feira, 02 de setembro de 2010.
UNIFOR-MG contribui para conhecer e controlar a Leishmaniose Visceral Canina em Formiga

 

Na noite do dia 25 de agosto, o coordenador do curso de Medicina Veterinária, se reuniu com professores, alunos e médicos veterinários proprietários de clínicas veterinárias de Formiga. Na ocasião, os presentes discutiram a criação de um protocolo de procedimentos e orientações aos proprietários de cães da cidade, referente à Leishmaniose Visceral Canina. Segundo o coordenador, os animais que passam por exames que comprovam a doença são, em 100% dos casos, sacrificados. A idéia é criar um protocolo com itens que delimitem a real necessidade da ação.

Na noite do dia 25 de agosto, o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Prof. Ms. Dênio Garcia Silva de Oliveira, se reuniu com professores, alunos e médicos veterinários proprietários de clínicas veterinárias de Formiga/MG, no Laboratório de Parasitologia, Fisiopatologia da Reprodução e Análises Clínicas do UNIFOR-MG.

Na ocasião, os presentes discutiram a criação de um protocolo de procedimentos e orientações aos proprietários de cães da cidade, referente à Leishmaniose Visceral Canina. Segundo o coordenador, os animais que passam por exames que comprovam a doença são, em 100% dos casos, sacrificados. A idéia é criar um protocolo com itens que delimitem a real necessidade da ação.

Conheça a doença
A Leishmaniose Visceral Canina é uma doença de cães que também pode ser contraída pelos humanos. Isto acontece porque o parasita (Leishmania chagasi), quando presente no sangue dos cães, é sugado por um pequeno mosquito (Lutzomyia longipalpis), também conhecido como “mosquito palha”, que o inocula no homem.

A doença, considerada erradicada no passado, mas que vem ressurgindo em várias cidades do Brasil nos últimos tempos, é grave e afeta órgãos internos, como fígado e baço, além da pele, no homem e no cão. A situação é alarmante em algumas cidades de Minas Gerais e, em Formiga, não há conhecimento de sua real gravidade, não se conhecendo, também, a distribuição do mosquito transmissor no município.

Outro fato relevante é a inexistência de orientação aos médicos veterinários que atuam na cidade quanto aos procedimentos diante de casos suspeitos. Estes profissionais ficam, assim, inseguros, pois devem seguir leis estaduais e federais, que não consideram a situação de cada município.

De acordo com o coordenador do curso, a recomendação de “eutanásia” (morte sem dor) dos cães é uma medida de controle, mas que precisa ser orientada por critérios de diagnóstico específico, considerando que é uma ação extrema e que o cão é um animal de companhia, muitas vezes, fazendo parte da família.

Considerando este quadro, o UNIFOR-MG, através da coordenação e corpo técnico do curso de Medicina Veterinária, em consonância e com apoio da Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Saúde e Ministério Público local, está propondo procedimentos e orientações mais específicas aos proprietários de cães, dadas pelos médicos veterinários atuantes na cidade.

O UNIFOR-MG irá realizar, na CLIMVET (Clínica de Medicina Veterinária do UNIFOR-MG), exame citológico, por punção de linfonodos, para verificar a presença das formas infectantes da Leishmania no cão e que podem ser transmitidas ao homem pela picada do “mosquito palha”, que age após às 17 horas. A Instituição também está pedindo aos médicos veterinários da cidade que transmitam sugestões e orientações aos donos de cães suspeitos, evitando dúvidas e sofrimento na população.

Segundo o coordenador, a iniciativa possui cunho social, humanístico e pedagógico relevantes, pois considera os animais e o homem, razão de toda a atuação do médico veterinário. “A proposta do Centro Universitário é uma forma de tranquilizar os proprietários de cães, que têm medo de levar os animais para fazer o exame, devido à possibilidade da eutanásia. Com a ação idealizada pelo UNIFOR-MG, os acadêmicos de Medicina Veterinária também serão beneficiados, vivenciando situações reais para a formação e atuação futuras”, explica.

 

{mosimage}

{mosimage} 

 

fique por dentro

PROJETO “QUARTA NA PRAÇA” RECEBE ALUNO GABRIEL ANTONINO
8 de maio de 2025

PROJETO “QUARTA NA PRAÇA” RECEBE ALUNO GABRIEL ANTONINO

UNIFOR-MG REALIZA MESA REDONDA COM O TEMA “AUTISMO: CONEXÕES ENTRE FONOAUDIOLOGIA, PSICOLOGIA E TERAPIA OCUPACIONAL”
8 de maio de 2025

UNIFOR-MG REALIZA MESA REDONDA COM O TEMA “AUTISMO: CONEXÕES ENTRE FONOAUDIOLOGIA, PSICOLOGIA E TERAPIA OCUPACIONAL”

NOTA DE PESAR – WEDER ANTÔNIO DE OLIVEIRA
8 de maio de 2025

NOTA DE PESAR – WEDER ANTÔNIO DE OLIVEIRA

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.