
XV FEMAD É SUCESSO DE PÚBLICO NO UNIFOR-MG
segunda-feira, 09 de junho de 2025.
A XV FEMAD (Feira Mercadológica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis) aconteceu nos dias 03 e 04 de junho, no Centro Universitário de Formiga. O tema desta edição foi “Branding & Estratégia: O poder das marcas no jogo dos negócios“, com foco nas dinâmicas do mercado de Formiga e as práticas empresariais que transformam marcas em verdadeiras referências.
Os visitantes foram recebidos na Praça de Alimentação do Prédio 1, onde os acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis se destacaram. Eles demonstraram suas habilidades em planejamento, organização, liderança, comunicação e processos produtivos, além de se dedicarem à precificação, divulgação e venda de produtos. O evento foi uma oportunidade para exercitar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, aplicando-os em um ambiente dinâmico e prático. A FEMAD 2025 contou com o apoio de empresas como Padaria Santa Cruz, Kione, Sicoob Credifor, Boticário, Sagrado Queijo, Distrimed, Mobility e entre outras que são referência no mercado de Formiga e região.
Durante o evento, os alunos interagiram ativamente com as empresas parceiras, promovendo a integração entre a teoria acadêmica e a realidade do mercado de trabalho. Para a aluna Daniele Cristina, do primeiro período de Ciências Contábeis, a experiência foi marcante: “Estar trabalhando com a Sagrado Queijo, estar expondo a marca na Femad é uma grande conquista para nós no mercado de trabalho, assim nós conseguimos aprender várias coisas, como a estrutura de uma empresa, ver o funcionamento dos programas, o setor de vendas e tantas outras coisas que ajudam tanto na Administração quanto na Contabilidade”, afirmou ela.
A Profa. Dra. Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira, que contribui para a organização da feira há 15 anos, comentou sobre o seu impacto: “Neste ano a FEMAD completa quinze anos e trabalhamos o tema “Estratégia e Branding”. Nós temos aqui treze empresas que representam marcas fortes em Formiga e região. A Canex, que é produto de exportação, a Distrimed, que possui mais de seiscentos funcionários, Padaria Santa Cruz, o Melhor de Minas, são várias empresas que realmente representam as riquezas desta região. Temos brindes em todos os estandes, é muito enriquecedor”.
A professora destacou ainda a participação dos alunos em todas as etapas da FEMAD: “Foi excepcional, esta é a palavra.Temos mais de setenta alunos, envolvendo os cursos de Administração e Ciências Contábeis, divididos em grupos de cinco alunos e eles realmente abraçaram o projeto, se envolveram, dá pra ver o brilho no olhar e o comprometimentos que eles tiveram”.
No segundo dia do evento, a feira recebeu a visita de alunos do ensino médio das escolas de Formiga, proporcionando aos jovens a oportunidade de conhecer de perto as estratégias empresariais e ampliando a relação entre a FEMAD, o Centro Universitário e a comunidade local.
Além disso, houve uma roda de conversa contando com a participação de diversos empresários da cidade, que dividiram suas experiências com os presentes. Entre eles, Jacqueline Leite Praça, representante da Padaria Santa Cruz, nos falou um pouco sobre a experiência de expor na FEMAD: “Esta experiência hoje foi simplesmente maravilhosa, é uma forma da gente ajudar os estudantes a entender sobre as empresas, sobre empreender e, a gente poder estar neste caminho, é muito importante”.
Edmilson, aluno do 1º período de Administração, destacou as oportunidades de expor sua marca não apenas como empresário, mas também como aluno do UNIFOR-MG: “tEstá sendo uma ótima experiência, eu vim para cá para aprender mais, representando a empresa que tem uma história com minha esposa. Começamos com uma distribuidora, depois compramos um laticínio e daí montamos a nossa fábrica de desidratados. Com seis dias de fábrica funcionando, nos inscrevemos para o Concurso Mundial de Queijos em São Paulo e ganhamos o bronze, nosso primeiro prêmio. O nosso provolone já ganhou o ouro em Araxá, prata em São Paulo e ouro no CNA Brasil, em ampla concorrência”, compartilhou ele.
Maria Eduarda, aluna de Administração, comentou sobre a sua vivência no evento: “Foi muito gratificante estar aqui, ter esta ótima oportunidade, adquiri muito aprendizado através da empresa Boa Esperança, eles têm produtos maravilhosos e nos ajudaram muito”.
Este trabalho extensionista reafirma o compromisso do Centro Universitário de Formiga com a formação dos alunos, buscando sempre a integração entre teoria e prática. Além disso, fortalece os laços com as empresas locais, valorizando o mercado da microrregião de Formiga.