icone buscar
XIV SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DEBATE AGRICULTURA DE PRECISÃO

XIV SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DEBATE AGRICULTURA DE PRECISÃO

segunda-feira, 20 de março de 2023.
XIV SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DEBATE AGRICULTURA DE PRECISÃO

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realiza o Seminário de Avaliação e Aprimoramento de Políticas Públicas para o Setor Rural, com o tema “Agricultura de Precisão: Conceito, Política e Aplicação”, na próxima quinta-feira (23/03), das 9h às 12h. O evento virtual é gratuito e terá transmissão ao vivo no canal da Seapa do YouTube. As inscrições estão abertas pela plataforma Sympla.

A agricultura de precisão é, atualmente, uma das ferramentas mais eficazes para o monitoramento e a gestão de atividades produtivas da agropecuária, uma vez que alia pesquisa, tecnologia e sustentabilidade. Sua aplicação traz como resultados o uso mais inteligente dos recursos econômicos e ambientais, a redução de custos e o aumento da produtividade, dentre outros benefícios.

O superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Feliciano Nogueira Oliveira, destaca a relevância do tema para o desenvolvimento do setor. “A adoção de tecnologias de alta performance é de extrema importância para a modernização e a profissionalização do agronegócio. No nosso evento, teremos ainda uma chamada muito especial para a acessibilidade da agricultura de precisão por agricultores familiares”, afirma.

Para tratar do assunto no encontro on-line desta quinta-feira, a equipe da Secretaria de Agricultura convidou especialistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com histórico de estudos científicos e ampla experiência de trabalho na área.

Palestras

O diretor-geral do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Itap/Epamig), Frederico José Vieira Passos, apresentará o cenário de pesquisas e ensino do uso da ferramenta em Minas. Em seguida, o coordenador-geral de Agricultura de Precisão e Digital do Mapa, Alaércio Londe da Silva, irá traçar um panorama dos avanços da tecnologia e os respectivos ganhos em produtividade e sustentabilidade nos sistemas de produção.

Por fim, o coordenador-técnico de Tecnologia e Inovação da Emater-MG, Péricles Alexandre Squaris Marques, abordará a aplicabilidade do recurso tecnológico em propriedades da agricultura familiar. Participantes poderão enviar dúvidas em tempo real, com a possibilidade de que elas sejam respondidas no debate entre os palestrantes, com mediação da Seapa, previsto para acontecer entre 10h30 e 12h.

São esperados, como participantes ouvintes, estudantes dos ensinos superior, técnico ou tecnológico em Ciências Agrárias e áreas correlatas, professores, pesquisadores, servidores públicos, produtores rurais, integrantes de entidades do setor produtivo e demais interessados no assunto.

Seminário

Em sua décima quarta edição, o Seminário de Avaliação e Aprimoramento das Políticas Públicas discute programas executados pelo Governo de Minas, com parceiros, público acadêmico e representantes do setor privado. Os objetivos principais são ouvir demandas do segmento produtivo, debater soluções assertivas para os desafios da agropecuária mineira e apresentar tecnologias que aumentem a eficiência da execução das políticas estaduais.

Programação.

Fonte: www.agricultura.mg.gov.br

Paula Machado – Ascom/Seapa

Edição: Márcia França

fique por dentro

UNIFOR-MG DIVULGA EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA GESTÃO DA CIPA 2024/2025
17 de abril de 2024

UNIFOR-MG DIVULGA EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA GESTÃO DA CIPA 2024/2025

BIBLIOTECA VIRTUAL DO UNIFOR-MG CONTA COM RICO ACERVO DISPONÍVEL PARA A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA
16 de abril de 2024

BIBLIOTECA VIRTUAL DO UNIFOR-MG CONTA COM RICO ACERVO DISPONÍVEL PARA A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

UNIFOR-MG DIVULGA VAGAS DE ESTÁGIO PARA LABORATÓRIOS, CLIFOR E CLIMVET
16 de abril de 2024

UNIFOR-MG DIVULGA VAGAS DE ESTÁGIO PARA LABORATÓRIOS, CLIFOR E CLIMVET

Pular para o conteúdo