
UNIFOR terá dois novos cursos no Vestibular 2013
quinta-feira, 02 de agosto de 2012.
O Centro Universitário de Formiga intensifica a preparação para o
Vestibular 2013, que será realizado no dia 25 de novembro, com dois
novos cursos de graduação: Engenharia Química – Bacharelado e Curso
Superior de Tecnologia em Marketing.
As inscrições para o Vestibular 2013 serão abertas no dia 10 de setembro e poderão ser feitas até 24 de novembro.
Com as duas novas graduações, o UNIFOR contará com 23 cursos, que são: Bacharelados – Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Estética, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Serviço Social e Curso Superior de Tecnologia em Marketing. Licenciaturas – Ciências Biológicas, Química, Educação Física, Letras/Português/Espanhol, Letras/Português/Inglês e Pedagogia Docência.
É grande a expectativa para as novas graduações, que serão pioneiras na região. O curso de Engenharia Química – Bacharelado terá a duração de 5 anos (10 semestres) e serão ofertadas 60 vagas no período noturno.
Para o Curso Superior de Tecnologia em Marketing serão oferecidas 50 vagas, com a duração de dois anos e meio (5 semestres), no período noturno, na modalidade presencial.
ENGENHARIA QUÍMICA
O curso de Engenharia Química justifica-se pela necessidade de formar novos profissionais capazes de atuar, a médio e longo prazo, como agentes de formação da cidadania e de transformação social do contexto econômico e sociopolítico em que o curso está inserido.
Assim, o engenheiro químico será um profissional para auxiliar a alavancar as atividades econômicas da região em seu campo de atuação. Além disso, pelo fato de a região ser um pólo da mineração, esse profissional poderá atuar não somente no desenvolvimento de novos processos de produção, mas também ajudará a minimizar os efeitos dessas atividades no ambiente, com vistas a um desenvolvimento socioambiental sustentável.
A Engenharia Química é o ramo da Engenharia que trata de processos industriais nos quais transformações físico-químicas estão presentes nas etapas mais importantes. O curso visa à formação de profissionais com perfil generalista, aptos a atuar nas diversas áreas da profissão e com condições de acompanhar e participar do rápido desenvolvimento científico-tecnológico atual.
A interdisciplinaridade do curso trará como resultado mais imediato a formação de um profissional dotado de capacidade de utilização dos recursos de diversas áreas científicas para a resolução de problemas científicos e tecnológicos da Engenharia Química.
Espera-se que os engenheiros químicos formados pelo UNIFOR sejam comprometidos com o desenvolvimento tecnológico do país e da região, contribuindo para o pleno desenvolvimento da indústria em geral, especialmente da indústria química.
Campos de atuação
O engenheiro químico atua no desenvolvimento de processos para a elaboração de produtos, em escala industrial, no âmbito da indústria química e petroquímica, nas áreas de alimentos, cosméticos, biotecnologias, fertilizantes, fármacos, cimento, papel e celulose, tintas e vernizes, meio ambiente, entre outros.
Projeta, supervisiona, elabora e coordena processos industriais; identifica, formula e resolve problemas de engenharia, relacionados com a indústria química. Atua no desenvolvimento de tecnologias limpas, processo de reciclagem e de aproveitamento dos resíduos da indústria química, que contribuem para a redução do impacto ambiental.
Também coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras além de serviços, efetua vistorias, perícias, avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Pode ainda seguir estudos avançados no nível de pós-graduação stricto sensu e atuar como pesquisador em centros de pesquisas e em instituições de ensino públicas ou privadas.
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
Para acompanhar a constante necessidade de atualização e as exigências do mercado de trabalho, os cursos superiores de tecnologia têm-se mostrado uma excelente opção, pois são cursos focados nas especificidades do conhecimento profissional. São graduações de curta duração que permitem atender às demandas pontuais da sociedade, com qualidade e status de nível superior.
O UNIFOR, como uma instituição educacional voltada para seu tempo e para atender à premente demanda do mercado por profissionais tecnólogos, propõe o Curso Superior de Tecnologia em Marketing. O curso visa à formação de profissionais aptos a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades e elaboração de estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes.
O Curso Superior de Tecnologia em Marketing tem por objetivo formar profissionais com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, voltados para a utilização das técnicas adequadas para o exercício pleno da atividade profissional.
Sob essa perspectiva, o UNIFOR dispõe-se a formar profissionais críticos, atuantes e capazes de contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional, ampliando a percepção do homem como ser humano e cidadão, preparando o futuro profissional com as competências necessárias para o exercício pleno de suas funções.
O egresso desse curso é um profissional de nível superior formado em um Curso Superior de Tecnologia. Os tecnólogos podem dar continuidade aos seus estudos cursando as pós-graduações Lato Sensu (especialização) e Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).
Campos de atuação
O egresso do Curso de Tecnologia em Marketing poderá atuar em empresas públicas ou privadas de todos os portes e segmentos, em diferentes ramos da indústria, comércio em geral e empresas de prestação de serviços, atuando desde a operacionalização de rotinas elementares de vendas e marketing até a definição de Estratégias Mercadológicas.
O profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, com embasamento teórico-prático, estará apto a criar, empreender, planejar e gerenciar processos orientados para as necessidades dos clientes e/ou consumidores, implementando novas ideias e ações. Deverá, também, atuar na elaboração e execução do planejamento estratégico de marketing, atuando direta e operacionalmente nas atividades de vendas e marketing.
O profissional deverá, ainda, ser capaz de detectar novos mercados, aproveitar as oportunidades disponíveis, utilizar os canais de vendas e a cadeia logística como diferencial competitivo e de trabalhar de forma integrada com a área de vendas e demais setores da organização, atuando em equipes multidisciplinares.
Com as duas novas graduações, o UNIFOR contará com 23 cursos entre Bacharelados e Licenciaturas