
UNIFOR promove Oficina de Recuperação de Livros em Divinópolis
segunda-feira, 29 de agosto de 2011.
A oficina foi promovida a pedido da responsável pelo Centro de Referência dos Profissionais da Educação "Professor Onésimo Sepúlveda" (CRPE), Eliane Elisa Gonçalves, que, conhecendo os trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Conservação e Preservação de Documentos (LCPD), entrou em contato com a Profa. Margarita Rodrigues Torres, coordenadora do laboratório e do curso de Biblioteconomia do UNIFOR, pedindo que a mesma realizasse o evento, a fim de suprir as necessidades dos auxiliares das bibliotecas.
Segundo a Profa. Margarita, que acompanhou as atividades, junto às estagiárias do curso, Cleidiane Regina Pinto (4o período) e Paola Gabriela da Costa Arantes (6o período), dentre as ações realizadas, estão: diagnóstico; higienização; planificação; reestruturação de papéis; preparação do miolo do livro (costura, confecção de folha de guarda e cabeceado); e confecção e revestimento da capa.
De acordo com a coordenadora, em geral, os auxiliares de bibliotecas não possuem conhecimento sobre a aplicação correta dos métodos de conservação de documentos. “Livros de muita circulação necessitam, constantemente, de recuperação. Ocorre, nos livros, a existência de folhas soltas, lombada quebrada, capas deterioradas, perda de suporte, rasgos e outras deteriorações. Devido à necessidade de preparar os funcionários que atuam nas bibliotecas escolares municipais, promovemos a oficina”, explica.
Segundo Eliane Elisa, do CRPE, “de forma lúdica, as representantes do UNIFOR transmitiram os conhecimentos técnicos necessários ao processo de recuperação de livros, possibilitando às participantes da oficina maior eficiência na realização do trabalho nas escolas”.
Ao término, uma pesquisa de avaliação foi feita pelo CRPE, junto às quinze participantes do curso. A Profa. Margarita conta que muitos elogios foram manifestados em relação ao trabalho desenvolvido por intermédio do LCPD, além do compromisso das alunas. “Ficamos muito felizes com a aceitação de todas”, encerra.
A oficina foi oferecida às profissionais por meio do CRPE e financiada pela Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis.
A oficina foi promovida a pedido da responsável pelo Centro de Referência dos Profissionais da Educação "Professor Onésimo Sepúlveda" (CRPE), Eliane Elisa Gonçalves