icone buscar
UNIFOR-MG: tecnologia e ensino aliados à preocupação ambiental e social

UNIFOR-MG: tecnologia e ensino aliados à preocupação ambiental e social

quinta-feira, 10 de abril de 2008.
UNIFOR-MG: tecnologia e ensino aliados à preocupação ambiental e social

 

O UNIFOR-MG, sabendo da importância de promover ações relacionadas ao meio ambiente, que colaboram, consequentemente, para o ensino, irá realizar, no próximo dia 14, às 17:00 h, a inauguração do CENAR (Centro de Análises de Águas e Resíduos), que representa um centro regional de análises de águas, onde se reunirão diversas autoridades ligadas à área. Na foto, o Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, e o coordenador dos cursos de Engenharia Ambiental e Civil, Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira.

Importância da água

A água é fonte da vida! Não importa quem somos, o que fazemos ou onde vivemos, dependemos dela para viver e a utilizamos de diferentes formas na natureza para satisfazer nossas necessidades.

Os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Na produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição das plantas e frutos, cuja falta, em períodos de crescimento, pode destruir lavouras e até ecossistemas inteiros. É comum, na indústria, que as quantidades de água para se obter o produto final sejam muito superiores ao volume produzido. Para se produzir 1 kg de alumínio, por exemplo, são necessários 100 mil litros de água.

Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% está sob a forma de água subterrânea. Isto quer dizer que a maior parte da água própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água existente na Terra. Nas sociedades modernas, a busca do conforto implica, necessariamente, em um aumento considerável das necessidades diárias de água. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo-a, esquecendo-se do quanto ela é essencial.

No Brasil
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água doce, pois detém cerca de 12% do total mundial, embora sua distribuição não seja uniforme em todo o território nacional. A Amazônia, por exemplo, ao mesmo tempo que é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo, sendo o Rio Amazonas o maior em volume de água, também é uma das regiões menos habitadas do Brasil. Contrariamente, as maiores concentrações populacionais do país encontram-se nas capitais, distantes dos grandes rios brasileiros. Além disso, os rios e lagos brasileiros vêm sendo comprometidos pela queda de qualidade da água disponível para captação e tratamento. Na região amazônica e no Pantanal, por exemplo, rios como o Madeira, o Cuiabá e o Paraguai já apresentam contaminação pelo mercúrio e pelo uso de agrotóxicos. Nas grandes cidades, esse comprometimento da qualidade é causado por despejos de esgotos domésticos e industriais, além do uso dos rios como convenientes transportadores de lixo.

Avaliação
Os diversos usos da água requerem padrões de qualidade adequados para cada tipo de atividade. Para tanto, existem legislações específicas, que estabelecem os limites permitidos e adequados para os diferentes usos da água. Um exemplo é a Portaria nº 518/2004 do Ministério da Saúde, que determina os padrões de qualidade para água potável, de maneira bastante rígida, pois considera que a água será ingerida. Outros exemplos são os resultados de análises de águas que servem para medir seu dano quando são alvos de lançamento de esgotos, o que pode contribuir no planejamento de ações de gerenciamento e redução de impactos ambientais.

UNIFOR-MG: cumprindo o papel de promover e transformar conhecimento
Para que se possa, portanto, avaliar se uma água é de qualidade, de acordo com o uso requerido, deve-se fazer análises de suas características físico-químicas e biológicas, realizadas em locais especializados, como é o caso CENAR (Centro de Análises de Águas e Resíduos do Centro Universitário de Formiga – UNIFOR-MG), que reunirá profissionais habilitados na área e equipamentos de última geração para análises de diversos parâmetros físico-químicos e biológicos. O UNIFOR-MG, sabendo da importância de promover ações relacionadas ao meio ambiente, que colaboram, consequentemente, para o ensino, irá realizar, no próximo dia 14, às 17:00 h, a inauguração do laboratório, que representa um centro regional de análises de águas, onde se reunirão diversas autoridades ligadas à área.

De acordo com o coordenador dos cursos de Engenharia Ambiental e Civil do Centro Universitário, Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, “o CENAR está preparado para atender à demanda de órgãos públicos, empresas, sindicatos e outros interessados nas análises de águas e resíduos”, afirma.

Dentre as várias análises que serão oferecidas, estão a DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), DQO (Demanda Química de Oxigênio), OD (Oxigênio Dissolvido), nitrogênio total e amoniacal, turbidez, cloro livre e total, dentre outras. Nesse contexto de parâmetros, a DBO e DQO são indispensáveis nos estudos de danos causados pelo lançamento de esgotos sanitários e de efluentes industriais. A DQO é muito útil quando utilizada conjuntamente com a DBO para observar, por exemplo, se um produto é biodegradável ou não. Tanto a OD quanto a análise de nitrogênio são fundamentais para a manutenção dos níveis de oxigênio na água, vitais para os peixes e outros seres aquáticos. Já a turbidez e o cloro são necessários para assegurar a qualidade da água que ingerimos.

Segundo o coordenador, “a importância da realização de análises de água objetiva não só adequar-se à legislação específica, como também prevenir danos à saúde humana e ao meio ambiente. Com isso, evitam-se sérios problemas econômicos e ambientais e garante o uso sustentável da água para as gerações atuais e futuras”, diz.

Na foto, o Destilador de Nitrogênio, um dos modernos equipamentos que farão parte do CENAR.

{mosimage} 

fique por dentro

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”
26 de março de 2024

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”

ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPAM DE AULA PRÁTICA SOBRE CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
25 de março de 2024

ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPAM DE AULA PRÁTICA SOBRE CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Pular para o conteúdo