icone buscar
UNIFOR-MG sai na frente e cria Núcleo de Educação a Distância

UNIFOR-MG sai na frente e cria Núcleo de Educação a Distância

quinta-feira, 16 de agosto de 2007.
UNIFOR-MG sai na frente e cria Núcleo de Educação a Distância

A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade que está crescendo em ritmo acelerado no país, tanto em cursos de graduação como pós-graduação. Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.

 

Desde julho de 2006, sob a coordenação da pró-reitora de Apoio Acadêmico, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, Dagmar de Fátima Lima Damasceno, o UNIFOR-MG, em parceria com o Centro Universitário de Varginha/MG, iniciou cursos de graduação a distância. Com o visível crescimento, tal parceria foi ampliada e fortalecida, este ano, com a criação de uma Sociedade Aberta de Educação, denominada SABE, e junção de outras instituições de ensino superior: UNIS – Varginha; UIT – Itaúna; UNEC – Caratinga; Universitas – Itajubá; e Fumesc – Machado.

 

Com a associação ao SABE, o UNIFOR-MG criou o Núcleo de Educação a Distância, coordenado pela Profa. Ms. Paloma Maira de Oliveira, também coordenadora do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário.

 

Segundo a professora responsável pelo núcleo, "hoje, ainda entendemos por aula um espaço e um tempo determinados. Mas, no SABE, o tempo e o espaço são bastante flexíveis. Os cursos são realizados via Internet e o aluno trabalha em um ambiente virtual, que oferece grande possibilidade de interação e interlocução entre os envolvidos. Nessa perspectiva, é possível avançar rapidamente, trocar experiências, esclarecer dúvidas e inferir resultados. O professor continua dando aula, por videoconferência e/ou vídeo-aula, e enriquece esse processo com as possibilidades que as tecnologias interativas proporcionam: para receber e responder mensagens dos alunos, criar listas de discussão e alimentar, continuamente, os debates e pesquisas com textos e páginas da Internet".

 

No SABE, os encontros presenciais ocorrem duas vezes por semestre, nos finais de semana, e são exclusivos para a avaliação do acadêmico. Além disso, o aluno pode escolher onde realizar os encontros presenciais: Betim, Caratinga, Itajubá, Itaúna, Machado, Porteirinha e Varginha.

 

Atualmente, o UNIFOR-MG oferece 10 cursos de graduação a distância, todos credenciados pelo MEC (Ministério da Educação): Bacharelado em Sistemas de Informação, Administração e Ciências Econômicas; Licenciatura em Física, Matemática, Letras (Português e Espanhol), Ciências Biológicas, Pedagogia e Filosofia; e Superior de Tecnologia em Gestão Comercial. Além de três cursos de Pós-Graduação Lato Sensu: Docência na Educação a Distância, MBA em Gestão de Tecnologia de Informação e MBA em Logística Empresarial.

fique por dentro

CONFIRA O BOLETIM DO ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR DE FORMIGA DE MARÇO
25 de abril de 2024

CONFIRA O BOLETIM DO ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR DE FORMIGA DE MARÇO

EMPRESA STONE DIVULGA OPORTUNIDADE DE EMPREGO
25 de abril de 2024

EMPRESA STONE DIVULGA OPORTUNIDADE DE EMPREGO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC
24 de abril de 2024

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC

Pular para o conteúdo