UNIFOR-MG REINICIARÁ ATIVIDADES DO PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA”

sexta-feira, 19 de agosto de 2022.
UNIFOR-MG REINICIARÁ ATIVIDADES DO PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA”

O Centro Universitário de Formiga reiniciará as atividades de lazer do Projeto de Extensão “Amigos da Equoterapia”, na Fazenda Laboratório. A iniciativa beneficia usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Formiga (APAE), dentro do Plano de Atenção à Pessoa com Deficiência na Área de Assistência Social. As ações serão realizadas, das 13:30 às 15:30 horas, nos dias: 24/08, 21/09, 19/10 e 30/11. O objetivo é promover a equoterapia para os alunos de Fisioterapia em seus períodos finais de estágio curricular para ampliar seus conhecimentos e melhor prepará-los para o mercado.

A Fisioterapeuta da APAE Mônica Campos Pedrosa é professora do UNIFOR-MG e autora do projeto de extensão, que é desenvolvido há alguns anos e tem a possibilidade de ser transformado em uma intervenção. Para isso, ela disse que é preciso fazer adequações na Fazenda e investir no treinamento dos cavalos. “Nesse sentido, entra uma parceria com os alunos da Medicina Veterinária, que atuariam como equitadores para deixar os cavalos na condição ideal para a dinâmica”.

Segundo a entrevistada, é um recurso complementar na reabilitação infantil que utiliza o movimento do cavalo como instrumento cinesioterapêutico com indicações variadas nas disfunções neuromotoras, nas desordens genéticas, nos transtornos do espectro autista, entre outros.

“A equoterapia vai além da intervenção terapêutica, por ser realizada ao ar livre, utilizar o cavalo como instrumento de execução e ter o fisioterapeuta como mediador desse processo. Proporciona ao praticante estímulos motores, sensoriais, lúdicos, cognitivos, emocionais e sociais”.

De acordo com a profissional, a clientela atendida pela APAE de Formiga contempla as indicações de um atendimento de equoterapia. Ela disse que essa prática melhora a coordenação motora, o equilíbrio dos assistidos, além de estimular o desenvolvimento físico e mental de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG