
UNIFOR-MG REALIZA SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID
terça-feira, 03 de outubro de 2023.
Foi realizado no UNIFOR-MG, nos dias 25 e 26 de setembro, o Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.
No primeiro dia da atividade, o público participou de uma palestra online com tema “Crianças contra Fake News Científicas: a importância da alfabetização científica”, ministrada pelo Dr. Márlon Hebert Flora Barbosa Soares da Universidade Federal de Goiás – UFG. Inicialmente voltado para séries do 1º ao 5º ano, que é a abordagem do PIBID atual, mas estendendo também para as professoras da rede municipal de ensino que participaram em número significativo.
No segundo dia do evento, o público foi recebido na Sala de Multimeios para assistir às apresentações das vivências dos bolsistas de iniciação à docência nas escolas campo atendidas pelo PIBID e uma palestra da Universidade Federal de Goiás.
O projeto atua em três escolas da rede municipal de ensino. As alunas trabalham com a atividade de monitoria, reforço escolar, produção de material didático, gincanas e outras atividades que as diretoras da escola direcionam conforme a demanda.
Algumas das professoras regentes que atuam nas escolas de Formiga-MG comentaram sobre a experiência das alunas. A professora Valéria Fernandes que atua na Escola Municipal Célia de Melo Eufrásio explicou que é importante a aluna ter contato com a escola pois ela terá a oportunidade de conhecer a atividade que irá exercer após se formar. Para a escola, a aluna contribui desenvolvendo projetos e material pedagógico para trabalhar com as crianças.
A professora Poliana Andrade, que atua na Escola Municipal Papa Pio XII, comentou: “Eu acho muito válido porque dentro da escola tem vários segmentos. As alunas podem escolher atuar como supervisora ou como professora. O PIBID permite o contato com todas essas áreas, sempre acrescentando para que quando formadas, saibam qual nicho irão ocupar”.
Para a professora Mariana Bernardes, que atua na Escola Municipal Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC, ter a experiência presencial com o PIBID é um diferencial muito grande para as alunas do curso de Pedagogia EAD para consolidar o conhecimento do curso e verem de perto como ocorrem as atividades. Ela complementa: “No CAIC elas tem ajudado muito dentro da sala com os alunos que têm dificuldade de aprendizagem. Eles têm esse momento isolado, vão pro momento externo, que é muito importante e tem agregado muito na vida dos alunos. Elas participam de muitos projetos como contação de histórias, gincanas, etc”.
Segundo a coordenadora de área do projeto, Profa. Ma. Luciane Alves Gianasi: “Trabalhar no PIBID é uma satisfação muito grande porque a gente pode acompanhar o crescimento e principalmente as ações que acontecem dentro da escola. Na parte da coordenação diária eu faço o acompanhamento direto com a supervisora e com as alunas. O objetivo do seminário é trazer tudo que é proporcionado para a escola, como as meninas desenvolvem os projetos e os benefícios que o programa pode trazer para a escola campo que é grande aliada do programa PIBID”.
A aluna Gabriela Silveira do 2º período do curso de Pedagogia, que atuou na Escola Municipal Papa Pio XII, comentou que o trabalho na escola tem sido encantador e que foi possível aprender muito com os alunos e com os professores. A aluna Lilian Faria do 4º período de pedagogia EAD, que atuou na Escola Municipal Célia de Melo Eufrásio, ressaltou que o PIBID é um diferencial para os alunos fazerem parte, pois é uma oportunidade para as alunas adquirirem experiência por meio da interação e aprendizado.
A aluna Rosilene Arantes do 4º período, que atuou na Escola Municipal Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC, comentou um pouco sobre a experiência: “O aprendizado em si é muito rico, gratificante e prazeroso. Temos contato com crianças muito carinhosas e receptivas. Fomos recebidas com muito carinho e profissionalismo”. A aluna, que hoje tem 60 anos, conta sobre sua escolha do curso: “No período da pandemia eu quis procurar um norte para mim. Era um sonho meu, algo que eu queria fazer. O UNIFOR-MG me recebeu com muito carinho”.
O projeto PIBID, que é um é um diferencial para os alunos do UNIFOR-MG, atualmente conta com 22 bolsistas e 3 professoras supervisoras. As alunas podem participar do programa por até 18 meses.
Conforme a Coordenadora Institucional Profa. Dra. Lília Rosário Ribeiro: “Nós estamos encantados com o desenvolvimento desses alunos que, embora estejam fazendo o curso a distância, estão fazendo todas as atividades do PIBID presencialmente se destacando de uma forma que há muito nós não víamos, com assiduidade, com respeito, com responsabilidade no desenvolvimento das tarefas. E de fato, o PIBID é um grande diferencial que possibilita que o aluno mesmo sem passar pelo estágio supervisionado tenha esse contato com o seu mercado de trabalho.”