
UNIFOR-MG REALIZA MESA REDONDA COM O TEMA “AUTISMO: CONEXÕES ENTRE FONOAUDIOLOGIA, PSICOLOGIA E TERAPIA OCUPACIONAL”
quinta-feira, 08 de maio de 2025.
Na noite de sete de maio, o Centro Universitário de Formiga realizou uma mesa redonda com o tema “Autismo: Conexões entre Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional”.
O evento foi realizado no Salão Nobre “Eunézimo Lima”, e teve como principal objetivo promover um espaço de diálogo e troca de conhecimentos entre profissionais e alunos das áreas de Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Mediada pela Profa. Dra. Marcela Sobreira Silva, a mesa redonda contou com a presença das profissionais Anna Raquel Ferreira (Fonoaudióloga), Maiara Freitas (Terapeuta Ocupacional) e Suélen Gonçalves (Psicóloga), que levantaram discussões sobre diferentes perspectivas de diagnóstico, intervenção e acompanhamento, com foco na promoção de práticas interdisciplinares qualificadas no contexto acadêmico e profissional.
A Profa. Débora Bessas, que participou da organização do evento, falou um pouco sobre o planejamento: “Nós trouxemos hoje um evento, que é uma mesa redonda, com vários profissionais de diferentes áreas. Teremos profissionais da terapia ocupacional, da fonoaudiologia e da psicologia e todos eles palestrando sobre um único tema, que é o cuidado, o tratamento, a atenção à pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Esperamos que os alunos possam adquirir bastante conhecimento tendo esta visão mais global do TEA e das áreas de atendimento.”
Entre as palestrantes, a terapeuta ocupacional Maiara Freitas ressaltou a importância do tema para a formação dos futuros profissionais: “É extremamente importante porque a gente sabe que mais de noventa por cento das pessoas com autismo têm disfunção de integração sensorial, que afeta diretamente as ocupações humanas, o fazer deles na vida diária, então torna-se fundamental a gente entender melhor o que estas sensações causam no nosso organismo e, quando existe uma disfunção, o que acontece e como resolver.”
Após a finalização das palestras, os participantes do evento puderam tirar dúvidas diretamente com as convidadas, criando um ambiente de debate saudável e repleto de conhecimento.