UNIFOR-MG realiza IV Ciclo de Estudos Jurídicos

quarta-feira, 05 de maio de 2010.
UNIFOR-MG realiza IV Ciclo de Estudos Jurídicos

Ocorreu, entre os dias 26 de 29 de abril, o IV Ciclo de Estudos Jurídicos do UNIFOR-MG. O evento foi promovido pela coordenação do NPJ, com o apoio da 16a Subseção da OAB/MG e do DA "Dra. Laura Guedes Faria" do curso de Direito, e realizado no Salão Nobre “Eunézimo Lima”. O evento atraiu estudantes dos cursos de Direito, Serviço Social e Ciências Contábeis.

Ocorreu, entre os dias 26 de 29 de abril, o IV Ciclo de Estudos Jurídicos do Centro Universitário de Formiga. O evento foi promovido pela coordenação do NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas), com o apoio da 16a Subseção da OAB/MG (Ordem dos Advogados do Brasil/Minas Gerais) e do DA (Diretório Acadêmico) Dra. Laura Guedes Faria, do curso de Direito, e realizado no Salão Nobre “Eunézimo Lima”. O evento atraiu estudantes dos cursos de Direito, Serviço Social e Ciências Contábeis.

No dia 26, o Ciclo foi oficialmente aberto, após o pronunciamento do Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, que deu boas vindas aos presentes e enfatizou a importância de eventos como este para os alunos e para a Instituição. Fizeram também o uso da palavra o coordenador do curso de Direito, Prof. Dênio Dutra Barbosa, e o Presidente do DA, Weverton de Castro Silva.

A primeira palestra do evento, no dia 26, foi realizada pelo promotor de Justiça, Prof. Dimas Messias de Carvalho, com o tema “Novos modelos de família e conciliação”.

No dia 27, a defensora pública Profa. Ms. Silvana Lourenço Lobo falou sobre “Tribunal do Júri”.

No dia 28, a primeira palestra “Crimes contra a dignidade sexual” foi apresentada pelo promotor de Justiça Prof. Ms. Ângelo Ansanelli Júnior. Às 20h30, o juiz de Direito e professor do UNIFOR-MG, Altair Resende de Alvarenga, abordou o tema “O novo divórcio no Brasil”.

Para encerrar o Ciclo, no dia 29, o assessor jurídico da ACIF (Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Formiga/MG), Sérgio Lopes Rabelo, o estagiário da Associação e aluno do 9o período de Direito, Carlos Pimenta, e a gerente executiva da ACIF e aluna do 8o período de Direito, Priscila Nascimento proferiam palestra sobre “Conciliação, Mediação e Arbitragem”.

O coordenador do NPJ, um  dos organizadores do Ciclo, comentou sobre o evento. “O IV Ciclo superou todas as expectativas. Os benefícios são imensuráveis”.

O coordenador do curso de Direito destacou a contribuição das palestras na formação profissional dos estudantes de Direito. “O evento, pela natureza dos temas apresentados, atraiu, nos três primeiros dias, quando foram debatidas questões relacionadas ao Direito de Família e ao Direito Penal, alunos não só do curso de Direito mas também do curso de Serviço Social. No último dia do evento, quando foram abordados aspectos relacionados à mediação, conciliação e arbitragem, alunos do curso de Ciências Contábeis também assistiram à exposição. Este fato evidencia a interdisciplinariedade que marca o curso de Direito. Os assuntos abordados permitiram, aos alunos do curso de Direito e à comunidade acadêmica do Centro Universitário de Formiga, contato com temas relevantes presentes no cotidiano das pessoas. Isto contribui para o aperfeiçoamento não apenas técnico dos discentes, mas também, e principalmente, para a formação de cidadãos conscientes de seu papel perante a sociedade. Esta foi a maior contribuição que o evento proporcionou a seus destinatários”, destacou o Prof. Dênio.

Quinta empresarial
O Projeto Quinta Empresarial deste mês foi apresentado junto ao IV Ciclo de Estudos Jurídicos. A última palestra do evento, “Conciliação, Mediação e Arbitragem”, também fazia parte do projeto que é desenvolvido pelo UNIFOR-MG,  CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e ACIF, e tem como objetivo a cooperação das instituições para a realização de  palestras mensais, com temas de interesse da comunidade acadêmica, da indústria e do comércio de Formiga.

O Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Leão, na abertura do evento

A mesa de autoridades, composta pelos Coordenador do curso de Direito, Prof. Dênio Barbosa; a presidente da 16a Subseção da OAB, Cirlanda Marques Chaves; o Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Leão, o primeiro palestrante, promotor de Justiça Prof. Ms. Dimas Messias de Carvalho, a Profa. Ms. Maria Rachel de Castro Fernandes, o coordenador do NPJ, Prof. André Hostalácio Freitas, e o presidente do DA, Weverton de Castro Silva

A defensora pública, Profa. Ms. Silvana Lourenço Lobo

LEGENDA: O promotor de Justiça, Prof. Ms. Ângelo Ansanelli Júnior