icone buscar
UNIFOR-MG PROMOVE IMERSÃO PEDAGÓGICA COM FOCO EM METODOLOGIAS ATIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE

UNIFOR-MG PROMOVE IMERSÃO PEDAGÓGICA COM FOCO EM METODOLOGIAS ATIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE

segunda-feira, 29 de setembro de 2025.
UNIFOR-MG PROMOVE IMERSÃO PEDAGÓGICA COM FOCO EM METODOLOGIAS ATIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE

No dia 27 de setembro, o Centro Universitário de Formiga realizou uma Imersão Pedagógica no Salão Nobre “Eunézimo Lima”, reunindo professores dos cursos da instituição em uma manhã de aprendizado, troca de experiências e reflexões sobre as práticas de ensino. Com o tema “Metodologias Ativas”, o encontro foi conduzido pelo Prof. Dr. Erisevelton Silva Lima, pedagogo, psicanalista, mestre e doutor em Educação, com ampla experiência em formação de professores e avaliadores.

O evento contou com atividades dinâmicas, discussões em grupo e reflexões práticas sobre o papel do professor no contexto atual da educação superior. Utilizando abordagens interativas, o palestrante buscou envolver os docentes em situações que provocaram a reflexão sobre suas próprias práticas pedagógicas e estimularam a adoção de metodologias centradas no estudante.

Durante a imersão, o professor Erisevelton destacou a importância da formação contínua do corpo docente: “A Instituição está de parabéns, porque investir na formação do professor é um dos melhores investimentos, porque é ele que vai ao encontro da comunidade diretamente. Às vezes, a comunidade não conhece o reitor, mas o professor leva a cara da instituição”, afirmou. Segundo ele, o objetivo da imersão foi oferecer ferramentas pedagógicas que aprimorem a relação entre ensino e aprendizagem, lembrando que ser excelente em uma área não garante, por si só, a qualidade da prática docente: A nossa proposta é trazer alguns instrumentos, algumas ferramentas pedagógicas para melhorar a relação de ensino e aprendizado. Nós temos professores excelentes, muito gabaritados em suas áreas de atuação, mas a docência é outra área. Às vezes o excelente advogado, o excelente bioquímico, o excelente veterinário pode não ser um bom professor, porque ele precisa aprender outra profissão, que é a docência. Então, estamos investindo naquele que já é bom, mas precisa entender que aprendizagem é outra área.”, completou.

Um dos pontos altos da fala do professor Erisevelton foi a discussão sobre os desafios enfrentados atualmente pelos docentes no ensino superior: “Primeiro, o autodesafio. Muitas vezes o professor se sente incomodado ao aderir algumas novidades que tiram ele da zona de conforto. Então, muitos professores não aderem porque se sentem inseguros”, destacou. Ele também apontou a resistência de alguns estudantes como um obstáculo: “Ele não quer algo que dê trabalho, ele quer ficar passivamente ouvindo e, quando a metodologia entra ativamente no seu modus operandi, ele tira a pessoa da sua zona de conforto. Aprender exige esforço, exige mobilidade não apenas mental, e física também. Eu preciso sair da onde estou para ir a outro canto e isto incomoda”, explicou.

Questionado sobre a aplicabilidade das metodologias ativas em diferentes formatos de aula, o professor foi enfático: “Não só dá, como é necessário fazer. Já temos uma coisa nova, que é esta cultura da sala de aula virtual, mas ela não é tão nova. Ela foi para o virtual com os mesmos vícios da presencial. Eu vou para a aula virtual para ficar quieto, só para ficar ouvindo. E se pedir para eu fazer outra coisa, eu não gosto. Então, veja que não é o presencial ou o virtual, é a concepção e a prática do que é ensinar e aprender”.

fique por dentro

BOLSISTAS DO PIBID ENCANTAM COM TEATRO INSPIRADO EM FÁBULA DE RUTH ROCHA
29 de setembro de 2025

BOLSISTAS DO PIBID ENCANTAM COM TEATRO INSPIRADO EM FÁBULA DE RUTH ROCHA

PMRA OFERECE OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO HOME OFFICE PARA ESTUDANTES DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO
29 de setembro de 2025

PMRA OFERECE OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO HOME OFFICE PARA ESTUDANTES DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO

PROJETO DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG LEVA SAÚDE E BEM-ESTAR PARA AS CRIANÇAS DE ARCOS-MG
29 de setembro de 2025

PROJETO DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG LEVA SAÚDE E BEM-ESTAR PARA AS CRIANÇAS DE ARCOS-MG

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.