UNIFOR-MG investe na Biblioteca
terça-feira, 16 de março de 2010.
Com o objetivo de agilizar os serviços e melhorar o atendimento aos usuários, a Biblioteca Ângela Vaz Leão está atualizando o software Gnuteca, sistema de gestão de acervo utilizado no local. "Com a migração da base de dados da versão 1.4 para a 2.0, iremos proporcionar mais facilidade e conforto a todos que utilizam o sistema", informa a coordenadora da Biblioteca, Virginia Vaz.
De acordo com a bibliotecária, neste período de migração, empréstimos e devoluções de materiais estão sendo feitos manualmente, além de alguns serviços estarem parados, como a reserva de livros. "Pedimos desculpas aos usuários pelos transtornos causados no atendimento, mas, em breve, tudo estará normalizado. Após a mudança, os usuários terão mais funcionalidade e agilidade ao utilizar o acervo da Biblioteca", explica.
O coordenador do Departamento de Informática, Chrystian Alberto Rezende, relata que, em conjunto com a equipe da Biblioteca, verificou-se a necessidade da atualização do software Gnuteca, que foi concretizada com a contratação da Solis – Cooperativa de Soluções Livres, sociedade que trabalha com software livre e é responsável pelo desenvolvimento e atualização do Gnuteca.
Nova versão
A versão 2.0 oferece aos bibliotecários mais agilidade nos processos técnicos, módulo de gestão do acervo de periódicos e mais opções de gerenciamento dos serviços. Aos usuários, a versão oferece novidades, como: acesso ao histórico de empréstimos e reservas, cadastro de perfil de interesse e configurações pessoais, reserva de materiais, além de comunicação direta com a Biblioteca, através de e-mail’s cadastrados.
A mudança é mais uma prova de que o UNIFOR-MG procura, a cada dia, adaptar-se às novidades e busca oferecer o que há de melhor à comunidade acadêmica.