UNIFOR-MG É PARCEIRO EM DEBATE SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - Unifor MG
icone buscar
UNIFOR-MG É PARCEIRO EM DEBATE SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

UNIFOR-MG É PARCEIRO EM DEBATE SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

terça-feira, 14 de março de 2023.
UNIFOR-MG É PARCEIRO EM DEBATE SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

O Coletivo 8M FORMIGA realizou, no dia 8 de março, um debate sobre a violência contra a mulher. O evento foi alusivo ao Dia Internacional da Mulher (8/3) e ocorreu na Câmara Municipal. A iniciativa contou com a parceria do UNIFOR-MG, representado na ocasião pela Profa. Ma. Nélida Reis Caseca Machado. A programação visou refletir, informar e propor medidas que garantam às mulheres e aos grupos marginalizados o empoderamento e a igualdade de oportunidades.

Na entrada do plenário, Victor Marques exibiu seus poemas referentes ao tema. Na abertura das atividades, houve a apresentação do Coral Municipal – regência de Francinara Gonçalves. Logo após, a idealizadora do coletivo e professora Sarah Lopes relatou vivências e casos de feminicídio no município. Ativistas, especialistas e intelectuais de diversos segmentos participaram da mesa de debates. Eles abordaram a violência contra a mulher em vários âmbitos, setores e circunstâncias.

Confira: Profa. Ma. Nélida Reis Caseca Machado (violência sofrida pelas mulheres na área acadêmica); 3° Sargento Francisco José Dias e Cabo Ana Cláudia Mamede de Castro – 63° Batalhão da Polícia Militar de Formiga (Patrulha doméstica); Vereadora Joice Alvarenga (violência contra a mulher na política); Docente Carol Lopes (violência contra a mulher negra); Gestora Cultural Flávia Leão (violência de gênero); Acadêmica de Direito Luciana Fraga (violência contra a mulher nos meios de comunicação); Enfermeira Fabiane Magela Ribeiro (violência contra a mulher na saúde).

As ações tiveram ainda a colaboração da Engenheira de Alimentos Franciele D’Carlos. Ela participou da coordenação do Grupo Isthar em Divinópolis (apoio às gestantes e mães em busca de um atendimento respeitoso) e falou acerca da violência obstétrica. A Assistente Social Jaqueline Aparecida Souza Aguirre explicou a atuação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) no combate à violência contra a mulher. A Jornalista Ana Maria Teles foi a cerimonialista. Foram registradas na plateia as presenças da Vereadora Osânia Silva e do Presidente da 16ª subseção da OAB/MG Formiga, Dr. Aécio Carlos Coutinho Pereira.

De acordo com a idealizadora Profa. Sarah Lopes, o evento proporcionou a troca de experiências sobre as dificuldades de relacionar com a violência doméstica e a luta por medidas para amenizar essa situação. Disse que, além de algumas ações, está sendo criada pela Polícia Civil e pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) uma rede de proteção à mulher.

“Aos poucos, serão propostas mais atividades pelo 8M Formiga. De imediato, o grupo contribuirá com o Agosto Lilás, uma campanha de prevenção à violência doméstica promovida pela Polícia Militar. Outro objetivo é visitar uma casa de amparo à mulher vítima de violência para verificar como é feito o trabalho.”.

A entrevistada afirmou também que o intuito é atrair mais participantes para o coletivo. Interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp (37) 9 9168-0403.

fique por dentro

CALOUROS PARTICIPAM DE AULA INAUGURAL DE FISIOTERAPIA NA CLIFOR
30 de março de 2023

CALOUROS PARTICIPAM DE AULA INAUGURAL DE FISIOTERAPIA NA CLIFOR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ESTÁGIO NO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
29 de março de 2023

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ESTÁGIO NO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

4° DIA DE CAMPO É UM SUCESSO
29 de março de 2023

4° DIA DE CAMPO É UM SUCESSO

Skip to content