
UNIFOR-MG É PARCEIRO EM DEBATE SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
terça-feira, 14 de março de 2023.
O Coletivo 8M FORMIGA realizou, no dia 8 de março, um debate sobre a violência contra a mulher. O evento foi alusivo ao Dia Internacional da Mulher (8/3) e ocorreu na Câmara Municipal. A iniciativa contou com a parceria do UNIFOR-MG, representado na ocasião pela Profa. Ma. Nélida Reis Caseca Machado. A programação visou refletir, informar e propor medidas que garantam às mulheres e aos grupos marginalizados o empoderamento e a igualdade de oportunidades.
Na entrada do plenário, Victor Marques exibiu seus poemas referentes ao tema. Na abertura das atividades, houve a apresentação do Coral Municipal – regência de Francinara Gonçalves. Logo após, a idealizadora do coletivo e professora Sarah Lopes relatou vivências e casos de feminicídio no município. Ativistas, especialistas e intelectuais de diversos segmentos participaram da mesa de debates. Eles abordaram a violência contra a mulher em vários âmbitos, setores e circunstâncias.
Confira: Profa. Ma. Nélida Reis Caseca Machado (violência sofrida pelas mulheres na área acadêmica); 3° Sargento Francisco José Dias e Cabo Ana Cláudia Mamede de Castro – 63° Batalhão da Polícia Militar de Formiga (Patrulha doméstica); Vereadora Joice Alvarenga (violência contra a mulher na política); Docente Carol Lopes (violência contra a mulher negra); Gestora Cultural Flávia Leão (violência de gênero); Acadêmica de Direito Luciana Fraga (violência contra a mulher nos meios de comunicação); Enfermeira Fabiane Magela Ribeiro (violência contra a mulher na saúde).
As ações tiveram ainda a colaboração da Engenheira de Alimentos Franciele D’Carlos. Ela participou da coordenação do Grupo Isthar em Divinópolis (apoio às gestantes e mães em busca de um atendimento respeitoso) e falou acerca da violência obstétrica. A Assistente Social Jaqueline Aparecida Souza Aguirre explicou a atuação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) no combate à violência contra a mulher. A Jornalista Ana Maria Teles foi a cerimonialista. Foram registradas na plateia as presenças da Vereadora Osânia Silva e do Presidente da 16ª subseção da OAB/MG Formiga, Dr. Aécio Carlos Coutinho Pereira.
De acordo com a idealizadora Profa. Sarah Lopes, o evento proporcionou a troca de experiências sobre as dificuldades de relacionar com a violência doméstica e a luta por medidas para amenizar essa situação. Disse que, além de algumas ações, está sendo criada pela Polícia Civil e pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) uma rede de proteção à mulher.
“Aos poucos, serão propostas mais atividades pelo 8M Formiga. De imediato, o grupo contribuirá com o Agosto Lilás, uma campanha de prevenção à violência doméstica promovida pela Polícia Militar. Outro objetivo é visitar uma casa de amparo à mulher vítima de violência para verificar como é feito o trabalho.”.
A entrevistada afirmou também que o intuito é atrair mais participantes para o coletivo. Interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp (37) 9 9168-0403.