
UNIFOR-MG E BANCO MUNICIPAL DE ALIMENTOS RENOVAM CONVÊNIO DO PROJETO HORTA URBANA
quarta-feira, 04 de outubro de 2023.
O Centro Universitário em parceria com o Banco Municipal de Alimentos de Formiga – BMA, renovaram o convênio do Projeto Horta Urbana.
O projeto teve início em março de 2018, a partir de uma iniciativa do então coordenador do Banco Municipal de Alimentos de Formiga, Anuar Teodoro, que propôs um desafio aos alunos do curso de Engenharia Agronômica do UNIFOR-MG que eram estagiários no equipamento. O objetivo era criar uma horta em um terreno ocioso ao lado do BMA, que fica no bairro Água Vermelha. A equipe aceitou a proposta e deram início à primeira unidade do projeto no dia 28 de março de 2018. A equipe era composta pelos estagiários Júlio Gonçalves, Saulo Bottrel e Renan Lima e pelos professores Prof. Dr. Adriano Alves Silva e Prof. Dr. Dênio Garcia Silva de Oliveira, juntamente com a participação de Anuar Teodoro.
A criação da horta piloto despertou o interesse de moradores de outros bairros em desenvolver trabalho semelhante, principalmente para ocupar áreas ociosas que eram utilizadas como depósito de entulhos. Outro objetivo foi que as pessoas envolvidas aprendessem a importância de consumir alimentos saudáveis e aprendessem também sobre o uso racional da água e do solo, que era outra preocupação do projeto.
O projeto teve sequência, pois a iniciativa começou a despertar o interesse de outros municípios, que têm constantemente realizado visitas técnicas buscando informações sobre a experiência.
O UNIFOR-MG é parceiro do Projeto desde o início e para dar continuidade ao trabalho desenvolvido, no dia 28 de setembro, com a presença do Reitor Marco Antonio Leão, do coordenador do curso de Engenharia Agronômica Prof. Dr. Adriano Alves Silva e do Secretário de Desenvolvimento Humano Anuar Teodoro, representando o Prefeito Eugênio Vilela, foi assinada a renovação do Convênio de Cooperação Técnica por mais 5 anos.
De acordo com Anuar, desde o início do Projeto, já foram produzidas de maneira agroecológica, mais de 25 toneladas de alimentos, que foram doadas às famílias envolvidas no cultivo das hortas e também à rede socioassistencial do município. “O Projeto Horta Urbana, além de promover a Segurança Alimentar e Nutricional, ajudou na formação de mais de 20 estagiários que por ele passaram nesses 5 anos”.