UNIFOR-MG DESENVOLVE PESQUISA SOBRE O PAPEL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO CIENTÍFICA - UNIFOR-MG
icone buscar
UNIFOR-MG DESENVOLVE PESQUISA SOBRE O PAPEL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO CIENTÍFICA

UNIFOR-MG DESENVOLVE PESQUISA SOBRE O PAPEL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO CIENTÍFICA

sexta-feira, 30 de agosto de 2024.
UNIFOR-MG DESENVOLVE PESQUISA SOBRE O PAPEL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO CIENTÍFICA

Pesquisadores do Centro Universitário de Formiga estão conduzindo um estudo focado em compreender as percepções de professores de ciências sobre Fake News científicas, como os riscos infundados de vacinas e notícias inverídicas sobre questões ambientais urgentes. O orientador do projeto de Iniciação Científica, Prof. Dr. Heslley Machado Silva, trabalha em colaboração com as alunas do 2º período do curso de Medicina Veterinária, Ana Luiza Silva Pacheco e Clara Alves Silva.

O projeto, intitulado “Professores de Ciências e a Percepção sobre Fake News Científicas: uma Abordagem Qualitativa”, considera que os professores de ciências podem ser uma barreira essencial contra a disseminação de fenômenos modernos do negacionismo científico e das teorias conspiratórias. O objetivo é captar como os professores percebem este fenômeno, destacando o valor desses profissionais na promoção de uma educação baseada em evidências científicas e ressaltar os riscos de obter informações sobre temas científicos apenas através das redes sociais.

Segundo o Professor Heslley, a ideia para a pesquisa surgiu a partir da observação do aumento expressivo da desinformação científica durante e após a pandemia. “Durante o período pandêmico, notamos um crescimento alarmante de postagens falsas sobre temas como vacinas, mudanças climáticas e medicações ou tratamentos ineficazes e, muitas vezes, perigosos, além de uma desconfiança em relação aos saberes científicos”, explica Heslley. “Essa desinformação não só confunde a população, mas também causa impactos reais na saúde pública, como a diminuição nas taxas de vacinação, entre outras consequências.”

O estudo começou com um mapeamento inicial baseado em levantamento bibliográfico, coleta de dados via questionários, seguido de entrevistas com professores, e análise das informações obtidas. Os resultados já foram utilizados em um artigo científico em uma revista de alto impacto internacional, comparando os resultados no Brasil com resultados na Colômbia e no México, e novos artigos serão submetidos em breve. Link do artigo publicado em parceria com pesquisadores colombianos, mexicanos e portugueses: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen23/REEC_23_2_08_ex2197_1065.pdf Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias link da página na qual o artigo foi publicado: http://reec.uvigo.es/

Uma das alunas, Ana Luiza, recebe uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), enquanto Clara Alves participa como voluntária. Ambas destacam a importância dessa experiência em sua formação acadêmica e profissional. Ana Luiza acredita que o projeto está desenvolvendo habilidades valiosas, como a ampliação de seu vocabulário e técnicas de pesquisa, enquanto Clara enfatiza a relevância do estudo para a prática pedagógica: “Analisamos como os professores lidam com notícias falsas, como eles se colocam diante das principais Fake News científicas e acreditamos no valor destes profissionais no enfrentamento desta questão.”

O Prof. Dr. Heslley Machado Silva ressalta a importância da participação dos alunos de graduação em projetos de pesquisa, pois isso lhes proporciona desenvolvimento cultural, acadêmico e profissional, além de oportunidades de apresentar seus trabalhos em congressos. Ele acredita que essa experiência agrega valor ao currículo dos alunos, desenvolvendo suas habilidades de escrita e oratória, tornando-os profissionais diferenciados no mercado de trabalho.

A trajetória de pesquisa do Professor Heslley no UNIFOR-MG teve início há mais de 20 anos, com uma pesquisa na área de Embriologia. Desde então, ele tem se dedicado ao ensino de Biologia e à pesquisa em educação e saúde, sempre com um olhar atento para a relevância da ciência na formação de profissionais e na promoção de uma sociedade bem informada.

 

fique por dentro

DOAÇÃO – GUARANI ESPORTE CLUBE
13 de setembro de 2024

DOAÇÃO – GUARANI ESPORTE CLUBE

RESULTADO DE EDITAL – PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS PARA O CLUBE UNIFOR
13 de setembro de 2024

RESULTADO DE EDITAL – PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS PARA O CLUBE UNIFOR

CURSO DE PEDAGOGIA PROMOVE O WEBINAR “DESCOMPLICANDO O TCC”
12 de setembro de 2024

CURSO DE PEDAGOGIA PROMOVE O WEBINAR “DESCOMPLICANDO O TCC”

Pular para o conteúdo