UNIFOR-MG comemora o Dia do Bibliotecário - Unifor MG
icone buscar
UNIFOR-MG comemora o Dia do Bibliotecário

UNIFOR-MG comemora o Dia do Bibliotecário

segunda-feira, 16 de março de 2009.
UNIFOR-MG comemora o Dia do Bibliotecário


O dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março.

Em razão desta data, o ICSAE (Instituto de Ciências Sociais, Aplicadas e Exatas) e a Coordenação do Curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG organizaram uma palestra para celebrar o dia com os universitários. O evento ocorreu às 19 horas, no Salão Nobre do UNIFOR-MG Eunézimo Lima.

 

O tema da palestra "Construindo a autoestima", de acordo com a coordenadora do curso profª Ms Sonia Lucia Silva, foi escolhido com o objetivo de despertar no público o auto-conhecimento, importante para se desenvolver a auto-valorização, sentimento indispensável para que o ser humano se desenvolva tanto pessoal como profissionalmente.

 

A palestra foi ministrada, com muito brilhantismo, pelo psicólogo e professor do curso de Serviço Social do UNIFOR-MG, Bruno Alvarenga Ribeiro, e, logo em seguida, o Dia do Bibliotecário foi encerrado com um lanche de confraternização entre os presentes no Salão de Dança do UNIFOR-MG.

 

Dia do Bibliotecário

 

No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre, engenheiro e bibliotecário por vocação.

 

Ele nasceu no dia 12 de março de 1882 e, ao terminar o curso de Engenharia, em 1906, resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal.

 

Este encontro foi decisivo na sua vida. Em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia. Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal.

 

Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.

 

Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Bibliotec%C3%A1rio

 {mosimage}

 

 

fique por dentro

DIVULGADO O EDITAL DO VESTIBULAR AGENDADO
8 de dezembro de 2022

DIVULGADO O EDITAL DO VESTIBULAR AGENDADO

Horário Especial – Jogo do Brasil – 09/12/2022
8 de dezembro de 2022

Horário Especial – Jogo do Brasil – 09/12/2022

EGRESSA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CONCLUI DOUTORADO
6 de dezembro de 2022

EGRESSA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CONCLUI DOUTORADO

Skip to content