UNIFOR-MG comemora o Dia do Bibliotecário

segunda-feira, 16 de março de 2009.
UNIFOR-MG comemora o Dia do Bibliotecário

O dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março.

Em razão desta data, o ICSAE (Instituto de Ciências Sociais, Aplicadas e Exatas) e a Coordenação do Curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG organizaram uma palestra para celebrar o dia com os universitários. O evento ocorreu às 19 horas, no Salão Nobre do UNIFOR-MG Eunézimo Lima.

O tema da palestra "Construindo a autoestima", de acordo com a coordenadora do curso profª Ms Sonia Lucia Silva, foi escolhido com o objetivo de despertar no público o auto-conhecimento, importante para se desenvolver a auto-valorização, sentimento indispensável para que o ser humano se desenvolva tanto pessoal como profissionalmente.

A palestra foi ministrada, com muito brilhantismo, pelo psicólogo e professor do curso de Serviço Social do UNIFOR-MG, Bruno Alvarenga Ribeiro, e, logo em seguida, o Dia do Bibliotecário foi encerrado com um lanche de confraternização entre os presentes no Salão de Dança do UNIFOR-MG.

Dia do Bibliotecário

No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre, engenheiro e bibliotecário por vocação.

Ele nasceu no dia 12 de março de 1882 e, ao terminar o curso de Engenharia, em 1906, resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal.

Este encontro foi decisivo na sua vida. Em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia. Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal.

Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.

Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Bibliotec%C3%A1rio

ALUNOS DO CURSO DE BIOMEDICINA REALIZAM PROJETO DE EXTENSÃO NA ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELLO
18 de abril de 2024

ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PARTICIPARÃO DE WEBINAR QUE ABORDARÁ ORQUIECTOMIA EM EQUINOS E BOVINOS