
UNIFOR-MG adere à nova modalidade do FIES
terça-feira, 01 de fevereiro de 2011.
Em outubro de 2010, o Ministério da Educação instituiu uma Medida Provisória que oferece às mantenedoras de Instituições de Ensino Superior e aos acadêmicos das mesmas a opção de aderirem ou não ao FGEDUC, com o objetivo de participar do FIES, eliminando a garantia por meio de fiança. Levando em consideração o respeito e o apoio aos alunos, o Centro Universitário de Formiga optou por fazer parte da nova medida.
Em outubro de 2010, o Ministério da Educação instituiu uma Medida Provisória (501/2010) que oferece às mantenedoras de Instituições de Ensino Superior e aos acadêmicos das mesmas a opção de aderirem ou não ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC), com o objetivo de participar do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), eliminando a garantia por meio de fiança.
Levando em consideração o respeito e o apoio aos alunos, o Centro Universitário de Formiga optou por fazer parte da nova medida, proporcionando aos estudantes a escolha de participar do ato instituído pelo Ministério da Educação, objetivando sempre o incentivo ao Ensino Superior e ao conhecimento.
Adesão
Para que a FUOM (Fundação Educacional Comunitária Formiguense), mantenedora do UNIFOR-MG, aderisse ao novo sistema, custeios não esperados foram gastos. Portanto, diante da ausência de disponibilidade financeira específica para esse fim, algumas medidas foram tomadas em relação às bolsas estudantis oferecidas pela Instituição.
Bolsa Social e Bolsa Licenciatura
Os alunos do UNIFOR-MG, quando devidamente matriculados, podem participar de dois projetos que têm como foco a distribuição de bolsas de estudo e o incentivo à formação acadêmica – Bolsa Social e Bolsa Licenciatura. Dessa forma, quando o estudante faz parte de um dos projetos, recebe 25% de desconto em suas mensalidades, exceto na matrícula e rematrículas.
No período em que as matrículas e rematrículas referentes ao ano de 2011 foram feitas, o UNIFOR-MG ainda não havia aderido à nova medida ditada pelo Ministério da Educação. Portanto, em razão dos custos relativos à adesão ao FGEDUC e diante da ausência de disponibilidade financeira específica para tal fim, a FUOM esclarece que não há como aderir ao mesmo e manter o percentual de desconto dado aos que fazem parte dos projetos e optem também pela nova modalidade do FIES.
Mudanças
Com o intuito de proporcionar aos alunos a adesão à nova medida, sem acarretar um ônus maior à Instituição e sem prejudicar as bolsas estudantis já concedidas, a FUOM decidiu que os estudantes beneficiados pelos projetos Bolsa Social e Bolsa Licenciatura que optarem por aderir ao FIES sem fiador terão os percentuais das referidas bolsas reduzidos em 5% do valor da sua mensalidade integral.
A FUOM esclarece que a decisão afeta apenas os acadêmicos que optarem pela adesão à nova medida instituída pelo Ministério da Educação. Os alunos que fazem parte dos projetos citados anteriormente e não optarem pela nova modalidade do FIES não serão afetados.
Mais informações sobre o funcionamento dos projetos citados, mudanças e como participar da nova modalidade do FIES podem ser obtidas pelo telefone (37) 3329-1442 – NAEC (Núcleo de Apoio ao Estudante e à Comunidade).