
UNIFOR é parceiro do Ministério Público Itinerante
sexta-feira, 19 de agosto de 2011.
Das 9 às 17 horas do dia 25 de agosto, próxima quinta-feira, Formiga receberá a visita do Ministério Público Itinerante, na Praça São Vicente Férrer. Na ocasião, a população poderá obter orientações e atendimento em relação às diversas áreas de atuação do Ministério Público. O UNIFOR é parceiro do Ministério Público no evento.
O promotor de Justiça, Marco Aurélio Rodrigues de Carvalho, da Primeira Promotoria, 1a Vara Cível – Curador do Patrimônio Público, Saúde, Consumidor e Tutela de Fundações, foi entrevistado e esclareceu sobre a ação. Segundo informou, o projeto Ministério Público Itinerante tem como objetivo aproximar o promotor dos cidadãos. “Com esse projeto inovador do Ministério Público de Minas Gerais, em um trabalho conjunto com a Associação dos Ouvidores do Brasil, o Ministério Público, através de uma carreta, percorre os municípios do estado de Minas Gerais, oferecendo atendimento em praça pública.” Na ocasião, inúmeras outras atividades são desenvolvidas.
A participação do UNIFOR será através do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), que envolve atividades dos acadêmicos dos cursos de Direito e Serviço Social. A participação dos estudantes será em atendimento de demandas cuja competência não abranja o Ministério Público.
Sobre a participação do Centro Universitário, o promotor destacou que o convite ao UNIFOR foi feito para que este venha trabalhar em conjunto e somar às ações promovidas pelo Ministério Publico.
De acordo com Marco Aurélio, outros órgãos, como a Secretaria Municipal de Saúde, a Polícia Civil, a Polícia Ambiental, a Secretaria de Desenvolvimento Humano, a Previdência Social, dentre outros, participarão, prestando esclarecimentos e orientações à população. “O Ministério Público de Minas Gerais conta, também, com um Centro de Apoio Operacional da Área de Saúde que irá atender às demandas relativas à saúde.”
Ministério Público
O promotor de Justiça esclareceu que o Ministério Público é um órgão independente dos demais poderes, que tem como papel fundamental a defesa dos direitos difusos, coletivos, individuais homogêneos, em geral, dos direitos da sociedade, do regime democrático e da ordem jurídica.
O promotor de Justiça Marco Aurélio Rodrigues de Carvalho
{mosimage}