Tributo à Professora Aparecida Resende - Unifor MG
icone buscar
Tributo à Professora Aparecida Resende

Tributo à Professora Aparecida Resende

segunda-feira, 03 de setembro de 2007.
Tributo à Professora Aparecida Resende

Escrever sobre a professora Maria Aparecida Costa Resende requer coragem, não porque fosse uma pessoa complexa, confusa… Ao contrário, sua simplicidade e serenidade ultrapassavam o limite que as palavras podem alcançar.

 

 

Entretanto, ousei e, superando minha fraqueza literária, decidi escrever algo que se alinhasse com sua trajetória pela terra e, de preferência, é claro, convivendo na FUOM, durante os 30 anos de dedicação ao ensino, em todos os seus níveis.

 

 

Poderia dizer de improviso, como costumo fazer, nos diversos eventos que participo, quase diariamente, nas dependências do campus universitário. Por que não usar o improviso e sim escrever?

 

 

Escrevi porque poderia, improvisadamente, esquecer as palavras que gostaria de usar para prestar uma homenagem a essa querida e admirada professora. Homenagem em uma Santa Missa. Cerimônia que a professora Aparecida Resende sempre prestigiou e participou, ativamente, durante toda a sua vida, já que era, fervorosamente, católica.

 

 

O improviso poderia trair-me e, de repente, poderia cometer algum deslize no português e, possivelmente, a nossa ilustre mestra não ficaria satisfeita, pois ela nunca cometia erros ao dialogar com quem quer que fosse…

 

 

Aparecida Resende, por força da legislação educacional, era mestra, pois possuía um diploma com tal título. Mas era doutora, ou melhor, era PHD em sabedoria, profissionalismo, serenidade e entusiasmo pelo magistério. Aparecida Resende era Pós-Doutora em simpatia e, na sua brandura, acolhia a todos.

 

 

Ela viveu para o mundo do trabalho escolar, ao qual dedicou-se, de forma desprendida, sem jamais queixar-se de suas tarefas e responsabilidades cotidianas.

 

 

Comprometida com o ensino, transmitia, com segurança e suavidade, seu vasto conhecimento.

 

 

A trajetória profissional da professora Resende, pelas salas de aula, fez com que ela fosse responsável pela educação de milhares de jovens estudantes, que passaram pelo seu aprendizado e conseguiram um lugar no mercado de trabalho brasileiro.

 

 

A professora Aparecida Resende deixa saudade, deixa uma escola, deixa história, já que foi uma das maiores mestras na área do saber, personalidade ímpar no trato com a complexa língua portuguesa.

 

 

Sua contribuição para com a sociedade é uma marca que ficará registrada para sempre… Quem passou pelas mãos de Aparecida Resende, num banco escolar, nunca esquecerá seu legado.

 

 

Nesta longa convivência com todos nós, Aparecida Resende não deixou nenhum rastro de inimizade, nenhuma discórdia. Por onde passava, fazia amigos e adeptos, sua alegria e ternura irradiavam nos espaços em que circulava e ela sempre ganhava mais admiradores…

 

 

Pedimos a Deus que a acolha e lhe dê um lugar tranqüilo, sereno, em harmonia com nossa grande mestra.

 

 

A ela, pedimos que nos ilumine, nos oriente e abençoe nossa caminhada que continua…

 

 

Texto lido na Missa da Esperança, em memória à Professora Aparecida Resende, celebrada dia 31 de agosto, no Salão Nobre Eunézimo Lima do UNIFOR-MG, pelo reitor do Centro Universitário, Prof. Ms. Marco Leão.

 

 

Marco Leão

Reitor do UNIFOR-MG

fique por dentro

REITOR É HOMENAGEADO
25 de novembro de 2022

REITOR É HOMENAGEADO

UNIFOR-MG REALIZARÁ 4ª EDIÇÃO DO DIA DE CAMPO
25 de novembro de 2022

UNIFOR-MG REALIZARÁ 4ª EDIÇÃO DO DIA DE CAMPO

DECISÃO – EDITAL 03/2022 – SELEÇÃO PÚBLICA DE ESTAGIÁRIOS DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO
24 de novembro de 2022

DECISÃO – EDITAL 03/2022 – SELEÇÃO PÚBLICA DE ESTAGIÁRIOS DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

Skip to content