
Sistema de Reservas de Laboratórios é implantado pelo Departamento de Informática
segunda-feira, 21 de outubro de 2013.
Para um melhor controle e praticidade das reservas dos mais
de 50 laboratórios e outras instalações do campus do UNIFOR-MG, foi implantado
pelo Departamento de Informática, neste segundo semestre, um sistema de
agendamento web em que os usuários adicionados no sistema poderão fazer
reservas de acordo com as regras estabelecidas pelos administradores.
Trata-se de um sistema gratuito que demandou vários estudos
e também toda a configuração necessária para colocá-lo em prática. O Sistema de
Reservas foi desenvolvido pela estagiária que atua no Departamento de
Informática, Thaíza de Oliveira Faria, do 8º período do curso de Ciência da
Computação, com o suporte do analista de sistema Marcos Antônio Silva. Eles
foram supervisionados pelo coordenador do Departamento de Informática, Gledson
Richalle Rodrigues.
Segundo a estagiária de Ciência da Computação, antes, a
reserva era feita de forma manual, agora é feita pela internet e os
coordenadores, professores e funcionários que precisarem reservar os
laboratórios em geral e outros espaços, como Salão Nobre e Salas de Multimeios,
podem fazer isso de casa ou de qualquer local.
Estão disponíveis no sistema o Manual do Usuário e o Manual
do Administrador. Os coordenadores e professores receberam um Tutorial para o
uso do sistema, o qual encontra-se disponível na CAP (Central de Atendimento ao
Professor).
Como funciona o Sistema de Reserva
As reservas são feitas pelo endereço:
http://reserva.uniformg.edu.br/. Para
logar no sistema, é usado o mesmo login e senha da rede. Aqueles que ainda não
tiverem o login devem procurar o Departamento de Informática para fazer o
cadastro.
Cada recurso (sala, laboratório) existente na Instituição
tem uma regra que é definida pelos administradores por meio das configurações.
Para cada tipo de proposta de reserva existe uma norma. A
proposta é feita através de uma comunicação que é entregue para os departamentos
responsáveis. Cada evento tem um tempo mínimo de
reserva, que o usuário deverá ficar atento. As propostas são
repassadas pelos setores para aprovação, verificando se já não existem reservas
no local, dia e horário.
Vantagens
O Sistema de Reservas tem diversos benefícios para os
usuários: possibilita que todos os recursos existentes na Instituição estejam
atualizados, cabendo aos responsáveis mantê-los atualizados; cada recurso é
configurado de acordo com as normas estabelecidas para o local; o administrador
determina as permissões de grupos ou usuários; todas as reservas podem ser
monitoradas e controladas via web; qualquer alteração nas reservas será
comunicada via e-mail; por ser um sistema web, todos os usuários cadastrados
podem acessar de qualquer lugar e podem emitir relatórios de acordo com o que
desejar.
Regras para reservas dos laboratórios
Nome da Agenda: Laboratórios (Cristiane)
– As reservas serão aceitas com, no mínimo 2 dias, e, no
máximo, 10 dias de antecedência.
– Observações:
1.Preencher o Título da Reserva e a descrição da mesma
(neste espaço você deverá especificar todos os materiais/equipamentos que serão
utilizados na aula prática, além do curso e o período da turma).
2. No caso de alunos que desejam reservar o laboratório para
estudos, estes devem dirigir-se à coordenação dos laboratórios (exceto no
período vespertino) pois os mesmos não terão acesso (inicialmente) ao sistema
on-line.
3. No caso da necessidade de compra de materiais para aula
prática, informamos que o pedido deve ser feito com antecedência já que o prazo
para chegada dos pedidos varia entre 30 a 60 dias.
Nome da Agenda: Marcação de Laboratórios (laboratórios de
informática, salas de desenho, Multimeios 3, Ateliê e material didatico) – CAP
– Para os cursos noturnos a marcação será até às 17:00
horas;
– Para os cursos matutinos a marcação será até às 22:00
horas.
IMPORTANTE:
– Para você acessar o sistema, será criado um usuário e uma
senha.
• Endereço do sistema online:
http://reserva.uniformg.edu.br/
– Depois de logar no sistema, ir ao menu Minha Conta –
Preferências de Notificação e marcar todas as opções como: ‘Envie-me um
e-mail’. Para que todas as reservas feitas, alteradas ou excluídas sejam
comunicadas a você via e-mail.
Conta dos Professores no Sistema de Reservas do UNIFOR-MG
1. Fazer logoff em alguma das máquinas da rede
administrativa do UNIFOR-MG (CAP 1 ou CAP 2, Coordenadores, NDE, Secretarias);
2. Pressionar simultaneamente as teclas: Ctrl + alt + Del;
3. Clicar em Trocar Usuário;
4. Digite seu nome de usuário (mesmo do Sace Web);
5. E a senha inicial é: troca123;
6. Aparecerá uma mensagem, para trocar a senha, clique no
botão OK;
7. Defina sua senha colocando a mesma senha do Sace Web;
8. Pronto! Agora você pode logar no endereço online:
http://reserva.uniformg.edu.br.
Administradores
– Marcação de Laboratórios – Rosângela (Secretaria
Acadêmica):
Ateliê, Laboratório 2, Laboratório 3, Laboratório 4,
Laboratório 5, Laboratório 6, Multimeios 2, Multimeios 3, Sala de Desenho 1,
Sala de Desenho 2 e Sala de Desenho 3.
– Agenda externa – Luciana (Secretaria Geral):Laboratório de
Alimentos e Bebidas, Praça de
Alimentação e Salão Nobre.
– Laboratório de Pesquisa – Ivani (CEPEP): Laboratório de
Iniciação I, Laboratório de Iniciação II, Laboratório de Iniciação III,
Laboratório de Iniciação IV e Laboratório de Pesquisa – CEPEP.
– Motoristas – Luíz (DEPAC): Fiat Fiorino, Gol, Honda Civic,
Kombi e Vectra.
– Laboratórios – Cristiane (Coordenação de Laboratórios):
CENAR,
CLIFOR (Clínica
Escola de Saúde do UNIFOR-MG), CILMVET (Clínica de Fisioterapia Veterinária do
UNIFOR-MG), Laboratório Cartografia e Topografia, Laboratório Ciências da
Terra, Laboratório de Anatomia, Laboratório de Anatomia e Patologia, Laboratório de
Eletricidade Aplicada, Laboratório de Fisiopatologia da Reprodução, Laboratório
de Hidráulica e Hidrologia, Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem
Animal, Laboratório de Madeira e Estruturas Metálicas, Laboratório de
Semiologia e Semiotécnica, Laboratório de Física, Laboratório de Fisioterapia
II e Estética II, Laboratório de Fisioterapia I e Estética I, Laboratório de
Microbiologia, Laboratório de Miscroscopia e Laboratório de Química.
– Marcação de Acessórios – Rosângela (Secretaria Acadêmica):
retroprojetor , TV com computador, TV com vídeo, vaixa de som e data show.
O coordenador do Departamento de Informática, Gledson
Rodrigues, e a estagiária Thaíza Faria