
SEMINFO.EXT 2025 APROXIMA ESTUDANTES DAS TENDÊNCIAS DE MERCADO DE T.I.
quinta-feira, 04 de setembro de 2025.
O Centro Universitário de Formiga, em parceria com o SEBRAE, promoveu nos dias 2 e 3 de setembro o SemInfo.Ext – Mercado de Trabalho do Profissional de T.I.. O evento, realizado no Salão Nobre “Eunézimo Lima”, reuniu acadêmicos, professores e profissionais da área de Ciência da Computação, com o objetivo de discutir tendências, desafios e oportunidades do setor.
A programação contou com a mostra dos trabalhos de extensão desenvolvidos nas disciplinas de Extensão I, III e V, que foram mediados pelos professores Me. Márcio Lopes Júnior, Ítalo César Castro e Me. Wander Inácio Souza. Segundo o professor Márcio Lopes, a experiência foi enriquecedora para os estudantes: “Ele é um evento anual do nosso curso, o alunado até fica ansioso para participar porque é neste evento que eles mostram para seus colegas os trabalhos desenvolvidos por eles. Há três anos atrás eu escolhi colocar a disciplina de Extensão para ser apresentada pelos próprios alunos, eles vêm prazer em mostrar o que foi desenvolvido e os alunos corroboram de ver a aplicabilidade das tecnologias que foram utilizadas no desenvolvimento destes trabalhos”, destacou. Ele falou ainda das oportunidades de network que o evento oferece: “Além de oportunizar convites para profissionais da área de T.I. para trazer características que o mercado está cobrando, a inovação do mercado, então, sempre trazemos egressos do curso para eles verem a realidade do mercado de trabalho’.
O professor Wander Inácio Souza destacou os principais pontos da pesquisa realizada pelos alunos: “No projeto de pesquisa a gente tenta mostrar para os futuros profissionais como é o mercado de trabalho e nós trabalhos com a engenharia de software e o desenvolvimento de software web, pegamos uma empresa da comunidade em que é possível aplicar as duas disciplinas”.
“Como o próprio nome já diz, a Extensão abrange todas as outras disciplinas. A primeira atividade foi os alunos irem em busca de problemas para resolver na comunidade e preparar o projeto. É muito interessante e importante para os alunos, porque desperta neles um lado empreendedor, de quem quer criar seu próprio negócio, a sua própria solução”, completou o professor Ítalo César.
Em seguida, foi apresentada uma mostra dos trabalhos de extensão referentes às disciplinas de Extensão I, III e V, acompanhados pelos respectivos mediadores.
No segundo dia do SeminFo.Ext, os alunos participaram de palestras interativas com renomados profissionais do meio digital. Entre os palestrantes convidados, o Head e especialista em Segurança da Informação, Kleyton Marques Faria, apresentou a palestra “Da faculdade ao front de batalha digital: Carreira, ameaças e futuro na Segurança da Informação”. Em sua fala, ele ressaltou a importância da preparação constante: “Atualmente existem diversos tipos de ataques no mundo da tecnologia e, muitas vezes, estes ataques estão associados a softwares desenvolvidos por estudantes de Ciência da Computação e Sistema de Informação. Então, é muito importante a pessoa saber que ela precisa já desenvolver de forma segura e saber como proteger os dados corporativos que eles vão trabalhar nas empresas”.
Outro momento de destaque foi a palestra de Willian Diniz e Souza, arquiteto de sistemas e representante do Sebrae Minas, com o tema “Entusiasta no mundo Maker”. Ele ressaltou como a cultura maker tem transformado a forma de inovar: “O mundo maker já começa diferenciando o profissional no mercado, porque você tem um universo de possibilidades e, com poucos recursos, você pode fazer grandes coisas. Então, a grande ideia deste movimento maker é você fazer algo com o que já tem usando o mínimo recurso para resolver um grande problema”, afirmou.
O SemInfo.Ext foi um grande sucesso entre os discentes e os aproximou ainda mais das demandas do mercado, promovendo debates atuais e incentivando a construção de trajetórias profissionais sólidas na área da Ciência da Computação.