
Seminário Plurinstitucional é realizado no UNIFOR-MG com palestras e oficinas
quarta-feira, 19 de junho de 2013.
A atividade abriu espaços para debates entre os cursos, promoveu a interlocução entre estudantes de diferentes áreas. Os alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Pedagogia e Direito do UNIFOR-MG participaram de palestras e oficinas realizadas por profissionais da FEAD (Faculdade de Estudos Administrativos e Faculdade de Estudos Superiores de Minas Gerais), CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), IEF (Instituto Estadual de Florestas), MPMG (Ministério Público do Estado de Minas Gerais), CODEMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente) e CREA-MG (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais).
Na abertura do evento, foi proferida a palestra com o tema “As implicações da interdisciplinariedade na construção da cidade”, pela psicóloga socioambiental e educadora ambiental da FEAD, Hélcia Veriato Teixeira.
Logo após, foi realizada uma mesa redonda com o tema “A educação e direito ambiental no contexto urbano”, com a participação do engenheiro, professor universitário e Conselheiro de Câmara, Dr. Josias Gomes Filho; do engenheiro, professor e coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIFOR-MG, Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, e do engenheiro, analista ambiental e coordenador de Conservação Florestal, Dr. Geraldo Magela da Silva. O coordenador da mesa foi o psicólogo e professor do Centro Universitário Dr. João Marcos Cardoso Sousa.
No segundo dia do evento, as atividades começaram pela manhã, com a oficina “Agenda 21”, ministrada por Cláudio Henrique, e também a oficina “Arte e artesanato a partir de recicláveis”, ministrada por Raquel Oliveira Souza, ambos da FEAD. Cláudia Marília, que é estudante de Psicologia na FEAD, auxiliou os alunos do UNIFOR-MG durante a oficina, aproveitando para passar sua experiência com esse tipo de material.
O seminário continuou à noite, quando foi formada mais uma mesa redonda, desta vez com o tema “Licenciamento ambiental e a qualidade de vida nas cidades: cidadania e sustentabilidade”, com a presença do advogado e conselheiro de Câmara do CODEMA, Dr. Mário da Silva Oliveira; do promotor e coordenador das Promotorias de Justiça do Alto São Francisco, Dr. Francisco Generoso; da psicóloga socioambiental e educadora ambiental da FEAD, Dra. Hélcia Veriato Teixeira; da advogada e promotora de Justiça de Defesa de Meio Ambiente da Comarca de Formiga, Dra. Luciana Imaculada de Paula, e do coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, que comandou os trabalhos da mesa.
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}