
Semana da Contabilidade é realizada no UNIFOR-MG
sexta-feira, 30 de outubro de 2015.
A Semana da Contabilidade contou com duas palestras ministradas nos dias 22 e 23 de outubro, no Salão Nobre “Eunézimo Lima” do UNIFOR-MG.
Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Prof. Aluízio Alves Correa, a proposta do evento consiste em trazer profissionais que atuam na área e que tenham profundo conhecimento para abordarem assuntos relevantes no meio contábil.
O tema explanado no dia 22 foi “Demonstrações Contábeis”, pelo conselheiro do CRC-MG (Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais), Prof. Me. Antônio Baião de Amorim. Ele abordou como as Demonstrações Contábeis, conforme o padrão internacional adotado no Brasil em 2008, refletem a posição financeira da empresa. Também apresentou sobre como fazê-las, os modelos, práticas de mercado, os desafios, as novidades e outras questões sobre o assunto em pauta.
No dia 23, a palestra foi sobre “Planejamento Tributário”, ministrada pela Profa. Patrícia Nazário Leal Silveira, egressa do curso de Ciências Contábeis do UNIFOR-MG. Ela mostrou aos alunos e futuros profissionais que ingressarão em breve no mercado de trabalho, visto que muitos já foram aprovados no Exame de Suficiência do CRC antes mesmo de se formarem, um pouco mais sobre a carga tributária brasileira, os regimes tributários existentes para as empresas para que eles tenham maior conhecimento dessa importante ferramenta que garante uma grande permanência no mercado de trabalho se souberem controlar a carga tributária de uma empresa.
Eventos dessa natureza são de extrema importância para os alunos do curso de Ciências Contábeis, pois trata-se de uma área cuja legislação muda diariamente, então é uma forma prática de abordar e debater assuntos que agregam muito valor para a carreira de contador.