
Secretário de Estado de Esportes e Juventude ministra aula inaugural nos cursos de Educação Física
segunda-feira, 18 de março de 2013.
No dia 12 de março, o Centro Universitário de Formiga recebeu a visita do secretário de Estado de Esportes e da Juventude, deputado federal Eros Biondini, que ministrou uma palestra durante a aula inaugural dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura). A palestra foi realizada no Salão Nobre “Eunézimo Lima” e teve como tema: “Projetos em desenvolvimento para esporte e juventude no âmbito da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais”.
No dia 12 de março, o Centro Universitário de Formiga recebeu a visita do secretário de Estado de Esportes e da Juventude, deputado federal Eros Biondini, que ministrou uma palestra durante a aula inaugural dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura).
A palestra foi realizada no Salão Nobre “Eunézimo Lima” e teve como tema: “Projetos em desenvolvimento para esporte e juventude no âmbito da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais”. A finalidade do evento foi esclarecer, aos acadêmicos, as áreas de atuação do profissional de Educação Física nos projetos da Secretaria de Estado e a valorização da intervenção do educador físico.
O coordenador dos cursos de Educação Física do UNIFOR, Prof. Dr. Leonardo Nogueira Coelho, fez a abertura do evento e saudou a todos os acadêmicos e professores presentes. Em seguida, passou a palavra para a Diretora Geral de Ensino, Profa. Ms. Inêidina Sobreira que, em nome do Reitor do Centro Universitário, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, agradeceu ao secretário estadual Eros Biondini pela presença e deu as boas-vindas a todos.
O Prof. Ms. Cleber Alberto Eliazar, que formalizou o convite para a visita do secretário, reiterou o agradecimento ao palestrante e ressaltou a importância da parceria entre a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude e o UNIFOR.
Em sua explanação, o secretário de Estado, deputado federal Eros Biondini, fez um breve relato de sua vida, como militante da renovação carismática, como atuante na recuperação de dependentes químicos e como político. Ele mostrou que o esporte é a forma mais atual de se pensar o tratamento da dependência química e como pode influenciar positivamente na vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
O secretário apresentou os principais projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude e falou sobre como os egressos e acadêmicos do UNIFOR podem integrar esses projetos.
Entre os programas, ele destacou o Geração Saúde, voltado para jovens de 15 a 19 anos que são constatados como sobrepeso ou estão um pouco acima do peso. O Estado, por meio da Secretaria de Esportes, adquire vagas em academias para que esses jovens possam ter a oportunidade de serem ajudados antes que se instale neles doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade. Também destacou os Jogos Escolares que abrangem a maior parte dos municípios, inclusive Formiga, que sempre sedia a competição e conta com um grande número de atletas e profissionais de Educação Física envolvidos. A competição contribui para diminuir a evasão escolar e a prevenção ao uso de drogas.
Segundo o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, a prática esportiva e a política pública sobre drogas têm um impacto positivo em várias outras áreas, como saúde, segurança pública, prevenção às drogas, reinserção social e na área da inclusão social propriamente dita.
“Estamos muito satisfeitos, não só porque encontramos o caminho certo de interação da Secretaria de Esportes com a comunidade, mas porque estamos percebendo, nos atletas, nos profissionais de esporte, profissionais de Educação Física, nos gestores esportivos municipais e demais gestores um interesse, uma vontade, uma adesão como não víamos há muito tempo. Então, esse já é o primeiro passo para que a política pública esportiva seja mais democrática e que alcance mais as nossas crianças, adolescentes, jovens e toda a família, toda a sociedade”, comentou o secretário.
O secretário ainda comentou sobre a motivação com o trabalho realizado pela secretaria, até mesmo em função dos grandes eventos esportivos, como a Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas. Ressaltou também que estão incentivando o meio esportivo e fazendo com que os municípios invistam nessa área.
Questionado sobre possíveis parcerias entre a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude e o UNIFOR, o secretário Eros Biondini destacou os programas de apoio aos projetos esportivos em diferentes modalidades. “O Centro Universitário demandando para a Secretaria equipes, atletas que se sobressaiam e que possam ser futuros competidores olímpicos, temos todo um programa de apoio, de incentivo, temos o Bolsa Atleta, Bolsa Técnico, Lei de Incentivo ao Esporte, o ICMS do Esporte, temos a condição de apoiar as universidades, faculdades e fundações que eventualmente invistam no esporte”, finalizou.
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}