icone buscar
Sebrae apresenta Empresas Simuladas aos estudantes do UNIFOR

Sebrae apresenta Empresas Simuladas aos estudantes do UNIFOR

terça-feira, 26 de abril de 2011.
Sebrae apresenta Empresas Simuladas aos estudantes do UNIFOR


No dia 18 de abril, o analista do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Gustavo Salum, fez uma palestra aos acadêmicos do curso de Administração para apresentar a metodologia do Centro Brasileiro de Empresas Simuladas (Cesbrasil). O evento ocorreu no Salão Nobre do UNIFOR-MG.

Em sua apresentação, o analista explicou aos presentes que as Empresas Simuladas funcionam como uma metodologia de ensino, em que os participantes fazem negócios no limiar da realidade. Segundo ele, o seu objetivo principal é que os alunos apliquem as gestões estratégicas, de planejamento, de marketing e de pessoas.

As Empresas Simuladas operam em um mercado simulado composto por empresas nacionais e internacionais. “Nas negociações no ambiente virtual só não há dinheiro e o produto palpável. As regras são as mesmas do mercado real, envolvendo, inclusive, produtos de importação e exportação. Lá, os futuros administradores poderão desenvolver planos de negócios, estudo da viabilidade empresarial e criação de produtos”, comentou o analista, que ainda ressaltou “o principal lucro desta atividade é a aplicação do conhecimento e desenvolvimento da capacidade de identificar problemas e resolvê-los.”

Os estudantes também conheceram os princípios básicos da tecnologia, métodos de negociações e público-alvo, entre outros aspectos.

No UNIFOR-MG

A partir deste mês de abril, o Centro Universitário de Formiga passou a fazer parte do Centro Brasileiro das Empresas Simuladas (Rede Cesbrasil). Através da tecnologia, os estudantes criarão e administrarão, em grupos, suas empresas, orientados por professores do curso.

“O contrato é para um grupo de até 50 alunos, a intenção é que os acadêmicos do 7º período sejam os primeiros a trabalhar neste ambiente, já que estão no último ano e já possuem conhecimentos para a realização das atividades”, explicou o coordenador de Administração, Prof. Ms. Eugênio Vilela Jr.

{mosimage}
O assistente técnico do Sebrae, Guido Neto; o analista do Sebrae, Gustavo Salum, e o coordenador do curso de Administração, Prof. Ms. Eugênio Vilela Jr

{mosimage}

fique por dentro

UNIFOR-MG PROMOVE AÇÃO DE SAÚDE NA CORRIDA INTERNACIONAL DA MULHER EM FORMIGA
9 de março de 2026

UNIFOR-MG PROMOVE AÇÃO DE SAÚDE NA CORRIDA INTERNACIONAL DA MULHER EM FORMIGA

ALUNOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PARTICIPAM DE AULA INAUGURAL
9 de março de 2026

ALUNOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PARTICIPAM DE AULA INAUGURAL

AULA INAUGURAL DE PSICOLOGIA DO UNIFOR-MG PROMOVE REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
6 de março de 2026

AULA INAUGURAL DE PSICOLOGIA DO UNIFOR-MG PROMOVE REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL

Acessar o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.