Realizada V Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão do UNIFOR-MG

quinta-feira, 18 de junho de 2009.
Realizada V Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão do UNIFOR-MG

O Centro Universitário de Formiga realizou entre os dias 8 e 10 de junho, a V Mostra de Pesquisa e Extensão. O evento contou com palestras e apresentação dos resultados das pesquisas e atividades de extensão fomentadas pelos Programas de Iniciação Científica e de Extensão.

No dia 8, foi feita a abertura da Mostra, no Salão Nobre "Eunézimo Lima", pelo Reitor do Centro Universitário, Marco Antonio de Sousa Leão. Na oportunidade, ocorreu o lançamento do Manual Plantas Medicinais e uma Mesa Redonda com o tema "A Pesquisa/Extensão no Centro Universitário de Formiga".

No dia 9, foi ministrada uma palestra com o tema "Tempo, espaço e autoconsciência: contribuição na iniciação e apropriação da metodologia científica", além das apresentações de trabalhos, que continuaram até o dia 10. Ao final do último dia, foi feita a premiação e encerramento da mostra.

A coordenadora do CEPEP (Centro de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Ensino a distância), Profa. Dra. Ivani Pose Martins de Pádua comentou que a realização da V Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão (MIPE) é de significativa relevância acadêmica, além de confirmar o compromisso do UNIFOR-MG com o crescimento das suas atividades de pesquisa e extensão, que, articuladas ao ensino, ampliam e qualificam as possibilidades de inserção do Centro Universitário, na comunidade e no meio científico.

Para reconhecer e motivar o aluno pesquisador e extensionista, o Centro Universitário premiou os melhores trabalhos, nas seguintes categorias: bolsista de pesquisa e extensão, dentre os inscritos no programa (PIBIC/FAPEMIG 2007/2008); relator de experiência bem sucedida; e apresentador de trabalho de conclusão de curso. O prêmio contemplou o bolsista premiado com desconto na mensalidade, no valor de R$ 250,00.

Trabalhos premiados

Os trabalhos premiados foram:

"ASAS DA LIBERDADE", coordenado pela Profa. Tânia de Fátima Gontijo Fonseca; Wanessa Antunes de Carvalho; Gardenia Araújo Sousa; Isadora Ferreira Rodrigues; Rúbia Daniêsca Pereira Costa; Bruna de Paiva Ramos – Curso de Biblioteconomia (categoria Extensão)

"PREVALÊNCIA DE LOMBALGIA NOS FISIOTERAPEUTAS ATUANTES NA CIDADE DE FORMIGA – MG", de autoria de Ana Paula Rodrigues de Oliveira Nunes; Andrei Pereira Pernambuco, Aline Souza Arantes – Curso de Fisioterapia (categoria TCC)

"ASPECTOS BIOLÓGICOS DE FORMAS EVOLUTIVAS DO MOSQUITO Culex quinquefasciatus APÓS EXPOSIÇÃO À EXTRATOS DO FUNGO Penicillium corylophilum E DE PLANTAS DA FAMÍLIA Meliaceae", de autoria de Daniela Aparecida Arantes; Pascoal José GASPAR Júnior, Marley Garcia Silva; Stênio Nunes Alves – Curso de Ciências Biológicas (categoria Iniciação Científica)

O Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, na abertura da Mostra
 A coordenadora do CEPEP, Profa. Dra. Ivani Pose Martins de Pádua

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM