
PROJETO “UNIFOR NA ESCOLA” VISITA A CIDADE DE CAMPO BELO
quinta-feira, 14 de agosto de 2025.
Na última terça-feira, 13 de agosto, a Escola Estadual Padre Alberto Fuger, em Campo Belo, foi ponto de encontro para diversos alunos de variadas instituições participassem de uma iniciativa que levou um pouco do Centro Universitário de Formiga até eles. O projeto “UNIFOR na Escola”, que teve como propósito aproximar os jovens do ambiente acadêmico e contribuir para uma escolha profissional mais consciente.
Durante o evento, os alunos tiveram acesso a estandes interativos de diversos cursos de graduação, onde puderam vivenciar, na prática, um pouco do que cada carreira oferece. Entre os cursos representados, estavam Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Educação Física, Direito, Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária.
As atividades envolveram desde aferição de pressão arterial e glicemia até práticas de alongamento, ergonomia e saúde vocal. O curso de Biomedicina realizou tipagem sanguínea e análise de lâminas, enquanto os acadêmicos de Educação Física conduziram avaliações corporais e exercícios com trampolim. Os cursos jurídicos e das áreas agrárias também marcaram presença com orientações sobre o mercado de trabalho e áreas de atuação.
O aluno Carlos Daniel, do terceiro ano do Ensino Médio da E. E. Nelson Fernandes, destacou o curso de Engenharia Agronômica como sua prioridade: “É o curso que sempre tive vontade de fazer e espero estar realizando.” A aluna Sabrina, da cidade de Perdões, elogiou a ação: “É muito bom para as pessoas terem uma noção do que querem fazer”, a aluna completou dizendo que deseja fazer Direito no UNIFOR-MG, que conhecia através de plataformas como o Instagram.
A professora de artes Poliany, da E. E. Padre Alberto Fuger, enfatizou a importância do evento para os alunos: “A escola está abrindo as portas para receber o UNIFOR-MG e é de excelente qualidade de crescimento para todos os alunos de Campo Belo e região. Aqui eles têm uma ideia do que é a real faculdade, quando estão no Ensino Médio eles não têm um norte ainda”. A professora ainda deixou um recado para os alunos que ainda têm dúvida sobre qual curso optar: “Pesquisem, procurem e não desista, não é fácil saber o que querer do seu futuro, mas procurem e indaguem, porque o futuro de vocês começa aqui”.
A Superintendente de Ensino, Christiane Figueiredo, falou com nossa equipe sobre a recepção dos alunos com o evento: “Foi de grande proveito para os alunos, todos estão super interessados, está despertando novos horizontes. Alguns nem conheciam determinadas profissões e agora estão, o que a gente deseja é que eles tenham um futuro brilhante”.
O evento teve impacto positivo sobre os estudantes, proporcionando uma experiência dinâmica e esclarecedora sobre o ensino superior, abrindo caminhos e ampliando horizontes profissionais desde cedo.