Projeto Leitura Viva e responsabilidade social

quinta-feira, 16 de agosto de 2007.
Projeto Leitura Viva e responsabilidade social

Foi reinaugurado, no último dia 11, no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida, no bairro Água Vermelha, em Formiga/MG, o Projeto Leitura Viva, do UNIFOR-MG. O evento contou com a presença de cerca de duzentas pessoas e foi aberto a toda a comunidade.

A festa foi marcada por várias apresentações artísticas, feitas por alunos da Escola Chapeuzinho Vermelho, e números de dança, preparados pelas alunas do Projeto de Dança do Centro Universitário, coordenado pela estudante do quarto período do curso de Educação Física, Priscila Melo Viana. A universitária do oitavo período de Biblioteconomia, Lorena Aparecida Brito, também se apresentou aos convidados. Houve, ainda, a participação dos irmãos Gabriel e Fernanda.

Com a implantação desse trabalho, os alunos que fazem parte do Projeto Amigos do Bairro, desenvolvido pelo UNIFOR-MG, têm a oportunidade de desenvolver os conhecimentos acumulados em sala de aula.

Além das atividades que já eram desenvolvidas no local, foram acrescentadas Cineminha, Oficinas e Orientação à Pesquisa. Segundo a supervisora do projeto, a bibliotecária do UNIFOR-MG Aparecida de Fátima Castro Campos, "essa é uma forma do Centro Universitário, por meio da Biblioteca Ângela Vaz Leão, coordenada por Virgínia Alves Vaz, cumprir com sua responsabilidade social, comprometendo-se com problemas comunitários".

O projeto

O Projeto Leitura Viva, vinculado ao UNIFOR-MG, é um projeto de incentivo à leitura, voltado para crianças e adolescentes, que completa, em 2007, dois anos de atuação. Nesse tempo, já visitou várias escolas municipais e beneficiou mais de dois mil alunos. O trabalho tem como objetivos contribuir para a formação leitora da criança; integrar o Centro Universitário com a comunidade externa; promover o exercício da solidariedade e cidadania; e facilitar o acesso ao livro, à leitura e à informação. O projeto conta com a colaboração das alunas do curso de Biblioteconomia: Denise Aparecida Silva, Fernanda Cristina Valadão, Lorena Costa Camargo, Michelle Silva Melo, Nayara Cristina Pereira e Rúbia Alves Diniz; além da aluna do curso de Pedagogia Ana Cláudia Gabriel.

O projeto conta, também, com o apoio de algumas empresas formiguenses: AD Pneus; Ergomedi Ltda.; Fábrica de Móveis Bilinho; Telefarma; Unimed Alto São Francisco e Supermercado EME Regis.

A bibliotecária Aparecida de Fátima agradece a todos que colaboraram e apoiaram o evento: "sem essas pessoas, não seria possível a realização dessa festa. Esta reinauguração prova, mais uma vez, que o UNIFOR-MG promove, eficazmente, sua função social".

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPARÃO DE CURSO SOBRE PRODUTOS E TÉCNICAS DE ACABAMENTO

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM