icone buscar
Projeto do UNIFOR-MG é destaque em revista especializada

Projeto do UNIFOR-MG é destaque em revista especializada

quarta-feira, 09 de abril de 2008.
Projeto do UNIFOR-MG é destaque em revista especializada
Artigo sobre o projeto, escrito pela professora Tânia Fonseca, é publicado e apresenta o trabalho desenvolvido pela instituição com o apoio de estagiários

A primeira edição da revista semestral CRB-6 Informa, de março/setembro de 2008, publicou um artigo escrito pela professora do curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG, Tânia de Fátima Gontijo Fonseca, especialista em Administração de Sistemas de Informação.

O texto, intitulado Leitura: Asas da Liberdade – projeto de interação e transformação psico-social dos sujeitos da ação cultural, fala sobre o Projeto Leitura: asas da liberdade, desenvolvido no UNIFOR-MG e coordenado pela professora. O artigo aborda o trabalho desenvolvido pelo curso de Biblioteconomia do Centro Universitário, que busca alternativas de inclusão social das classes menos privilegiadas, além de favorecer a melhoria da qualidade de ensino, inserindo acadêmicos bolsistas nas comunidades periféricas, através de estágios. O projeto, que conta com o apoio de cinco estagiárias, “promove ações diferenciadas, utilizando a leitura, de forma inovadora e inusitada”, afirma a professora.

No encerramento do artigo, foram colocados alguns depoimentos de estagiários que participaram do projeto, que, de acordo com Tânia, “desperta nos futuros bibliotecários a consciência de sua capacidade de atuar como agentes transformadores da realidade que os cerca, além de fomentar atitudes como profissionalismo, assiduidade, capacidade de trabalho em equipe e comprometimento”, disse.

Detalhando
O Leitura: asas da liberdade é um projeto de extensão universitária, promovido, desde 2002, pelo UNIFOR-MG. Trata-se de um trabalho de ação comunitária, que utiliza a leitura de forma diferenciada no contexto da saúde física e emocional dos envolvidos. O projeto é realizado de fevereiro a novembro de cada ano, em etapas diferenciadas: treinamento, capacitação, visitas e avaliação.

“As visitas são feitas em instituições para menores desvalidos e/ou portadores de necessidades especiais, como a Santa Casa de Caridade de Formiga/MG, a FEAMA (Fundação Educacional, Assistencial e de Proteção ao Meio Ambiente), escolas, dentre outros, onde os estagiários promovem momentos de magia e encantamento aos envolvidos, que se sentem valorizados e são sempre muito receptivos”, conta a professora.

A efetivação do trabalho desenvolvido foi consolidada em 2006, com o lançamento do gibi Asinhas da Leitura, que transcreve depoimentos e produções, de diversos gêneros, de pessoas beneficiadas, responsáveis e estagiários.

fique por dentro

UNIFOR-MG É REPRESENTADO NO EVENTO “BELA PRIMAVERA”
28 de setembro de 2022

UNIFOR-MG É REPRESENTADO NO EVENTO “BELA PRIMAVERA”

ALUNOS VISITAM CASA COR MINAS
27 de setembro de 2022

ALUNOS VISITAM CASA COR MINAS

ALUNA DE ADMINISTRAÇÃO DO EAD DESENVOLVE PROJETO DE PESQUISA SOBRE INFLAÇÃO EM FORMIGA
27 de setembro de 2022

ALUNA DE ADMINISTRAÇÃO DO EAD DESENVOLVE PROJETO DE PESQUISA SOBRE INFLAÇÃO EM FORMIGA

Skip to content