Projeto do UNIFOR-MG é destaque em revista especializada
quarta-feira, 09 de abril de 2008.A primeira edição da revista semestral CRB-6 Informa, de março/setembro de 2008, publicou um artigo escrito pela professora do curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG, Tânia de Fátima Gontijo Fonseca, especialista em Administração de Sistemas de Informação.
O texto, intitulado Leitura: Asas da Liberdade – projeto de interação e transformação psico-social dos sujeitos da ação cultural, fala sobre o Projeto Leitura: asas da liberdade, desenvolvido no UNIFOR-MG e coordenado pela professora. O artigo aborda o trabalho desenvolvido pelo curso de Biblioteconomia do Centro Universitário, que busca alternativas de inclusão social das classes menos privilegiadas, além de favorecer a melhoria da qualidade de ensino, inserindo acadêmicos bolsistas nas comunidades periféricas, através de estágios. O projeto, que conta com o apoio de cinco estagiárias, “promove ações diferenciadas, utilizando a leitura, de forma inovadora e inusitada”, afirma a professora.
No encerramento do artigo, foram colocados alguns depoimentos de estagiários que participaram do projeto, que, de acordo com Tânia, “desperta nos futuros bibliotecários a consciência de sua capacidade de atuar como agentes transformadores da realidade que os cerca, além de fomentar atitudes como profissionalismo, assiduidade, capacidade de trabalho em equipe e comprometimento”, disse.
Detalhando
O Leitura: asas da liberdade é um projeto de extensão universitária, promovido, desde 2002, pelo UNIFOR-MG. Trata-se de um trabalho de ação comunitária, que utiliza a leitura de forma diferenciada no contexto da saúde física e emocional dos envolvidos. O projeto é realizado de fevereiro a novembro de cada ano, em etapas diferenciadas: treinamento, capacitação, visitas e avaliação.
“As visitas são feitas em instituições para menores desvalidos e/ou portadores de necessidades especiais, como a Santa Casa de Caridade de Formiga/MG, a FEAMA (Fundação Educacional, Assistencial e de Proteção ao Meio Ambiente), escolas, dentre outros, onde os estagiários promovem momentos de magia e encantamento aos envolvidos, que se sentem valorizados e são sempre muito receptivos”, conta a professora.
A efetivação do trabalho desenvolvido foi consolidada em 2006, com o lançamento do gibi Asinhas da Leitura, que transcreve depoimentos e produções, de diversos gêneros, de pessoas beneficiadas, responsáveis e estagiários.