
Projeto desenvolvido pelo UNIFOR-MG irá receber mais de trinta mil reais da FAPEMIG
sexta-feira, 30 de julho de 2010.
Projeto beneficiado objetiva popularizar o conhecimento sobre geologia e mineralogia e propõe inúmeras atividades para comunidade acadêmica e demais interessados
O Centro Universitário de Formiga foi contemplado pelo Edital 08/2010 – Popularização da Ciência e Tecnologia, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), com um total de recursos de R$33.919,00, que serão destinados ao desenvolvimento do Projeto Geologia Para Todos.
O projeto, coordenado pelo Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca, objetiva popularizar o conhecimento sobre geologia e mineralogia, inserindo a comunidade em geral num espaço de conhecimento e interatividade na área das ciências geológicas.
Segundo o coordenador do trabalho, "durante muito tempo, a falta de material didático-científico referente à geologia em Formiga/MG e na região foi um empecilho para uma melhor compreensão do meio físico e mesmo das próprias causas dos elementos geográficos e biológicos. A falta de informações sempre levou a pesquisa para dados de outras regiões do país ou fora dele. Sendo que, aqui, sempre tivemos tudo ao alcance das mãos, com a condição de ver e tocar aquilo que se estudava apenas na teoria. Nesse sentido, o projeto poderá ser caracterizado como uma ferramenta extremamente importante na real competência que o Laboratório de Mineralogia do UNIFOR-MG possui para criar uma interface inexistente, até então, em outros museus de mineralogia do estado, que é a popularização do acervo à comunidade, através de atividades presenciais e divulgação de informações, as quais servirão como ponto de interação com pesquisadores, alunos, colecionadores e pessoas interessadas, visando intercâmbios de amostras e produção de material didático-científico para a comunidade", detalha o professor.
Ele também aponta algumas atividades a serem desenvolvidas por intermédio do projeto, como: minicursos e miniaulas para docentes, discentes, profissionais liberais e comunidade; confecção de link do Laboratório no site do UNIFOR-MG; exposições itinerantes em escolas do município e cidades próximas; disponibilização de terminais de computador para pesquisa e consulta ao acervo do Laboratório; aquisição de coleção de meteoritos e também de minerais estratégicos; realização de práticas de campo voltadas para a comunidade acadêmica; e montagem de coleções didáticas. "Espera-se difundir e popularizar a geociência para um público de 100.000 pessoas da região Centro-oeste de Minas Gerais, através de exposições, eventos e palestras, divulgando informações geológicas de qualidade", explica o professor.
A coordenadora do CEPEP (Centro de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Educação a Distância), pesquisadora integrante do projeto, Profa. Dra. Ivani Pose Martins, diz que o apoio da FAPEMIG é valioso e imprescindível para o incremento da investigação científica e da qualificação do corpo docente do UNIFOR-MG, como também para a própria consolidação institucional. Ela ressalta, ainda, que a vitória não teria sido possível se não fossem o comprometimento e a dedicação dos professores e o valoroso apoio da direção do Centro Universitário de Formiga.
Laboratório de Mineralogia
O Laboratório de Mineralogia do UNIFOR-MG possui um acervo permanente de 894 espécimes minerais e uma reserva técnica de cerca de 1000 amostras. Recentemente, o espaço recebeu cerca de 180 amostras de rochas e minerais. Segundo o Prof. Anísio, o acervo está sendo digitalizado em um banco de imagens, com o objetivo de proteger e divulgar o mesmo.
{mosimage} |
O coordenador do projeto, Prof. Anísio, e a coordenadora do CEPEP e colaboradora do trabalho, Profa. Dra. Ivani