PROJETO DE PESQUISA FAZ LEVANTAMENTO E AVALIAÇÃO DO MANEJO CONSERVACIONISTA DO SOLO PRATICADO POR PRODUTORES RURAIS DA REGIÃO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS
segunda-feira, 05 de agosto de 2024.A Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro, juntamente de alunos do curso de Engenharia Agronômica, está realizando o projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Levantamento e avaliação do manejo conservacionista do solo praticado por produtores rurais da região Centro-Oeste de Minas Gerais”.
O tema compõe a área do conhecimento Ciências do Solo e sua execução abrange os municípios da região Centro-Oeste, iniciando com Córrego Fundo e Piumhi. Além da pesquisadora, participam do projeto também os alunos do 5º período de Engenharia Agronômica, Alice Ferreira Faria, como voluntária, e Carlos Henrique Leal, como bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Ele conta que é a sua primeira participação em um projeto de pesquisa de iniciação científica.
As etapas do projeto iniciam com a elaboração de um questionário, que será a principal ferramenta de coleta de dados durante as entrevistas com os produtores rurais. Em sequência, o projeto foi submetido ao Comitê de Ética para ser avaliado, a fim de garantir o bem estar de todos os envolvidos. Após ser deferido pelo comitê, os alunos darão início às entrevistas e farão a compilação e divulgação dos resultados.
“Meu trabalho nesta pesquisa, juntamente com a voluntária Alice, é entregar questionários para os produtores, obter respostas e depois fazer uma análise de dados para a gente publicar e fazer um artigo. Já começamos a elaboração das perguntas do questionário”, descreve o aluno Carlos Henrique Leal.
Até então, a pesquisadora e orientadora do projeto, Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro, mencionou que os alunos estão fazendo a revisão da literatura e estão recebendo treinamento sobre comunicação rural.
Segundo ela, esse projeto tem como intuito proporcionar diversos benefícios para a sociedade: “Estamos numa era em que falar de sustentabilidade é o auge. A gente precisa garantir essa sustentabilidade para as gerações futuras. Então, por mais que não tenha um benefício direto para o produtor rural entrevistado, essas informações são importantes até para que ele conheça que existem essas técnicas e que isso vai manter a propriedade dele produtiva por mais tempo. Essa pesquisa tem total importância porque os alunos vão poder aplicar e verificar na prática o que eles aprendem na disciplina de Física do Solo e Conservação de Água e Solo”.
Carlos Henrique Leal falou que sua experiência com a pesquisa está sendo boa e que acredita que a participação do aluno em um projeto de pesquisa é um diferencial para compor o currículo acadêmico, além de contribuir para a sua colocação no mercado de trabalho no futuro.
A Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro atua como pesquisadora desde 2008, quando entrou no Centro Universitário. Ela conta que sempre buscou uma diversidade em seus temas de pesquisa e que o estudo da Física do Solo sempre chamou a atenção. Ela já atuou em projetos de caracterização de solo, de avaliação de infiltração de água no solo, entre outros.