icone buscar
PROJETO DE EXTENSÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM DO UNIFOR-MG SE TRANSFORMA EM ARTIGO CIENTÍFICO E É PUBLICADO EM REVISTA NACIONAL

PROJETO DE EXTENSÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM DO UNIFOR-MG SE TRANSFORMA EM ARTIGO CIENTÍFICO E É PUBLICADO EM REVISTA NACIONAL

terça-feira, 16 de setembro de 2025.
PROJETO DE EXTENSÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM DO UNIFOR-MG SE TRANSFORMA EM ARTIGO CIENTÍFICO E É PUBLICADO EM REVISTA NACIONAL

O curso de Enfermagem do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG) celebra mais uma importante conquista acadêmica. O artigo científico intitulado “Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde no Manejo do Mal de Alzheimer em Idosos: Um Estudo de Caso em Formiga e Cidades Adjacentes” foi publicado recentemente na revista nacional Interagir: pensando a extensão, vinculada à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O trabalho é assinado pelo Prof. Dr. Heslley Machado Silva, em coautoria com as alunas Anna Laura de Araujo Oliveira, Giovanna Ferreira Dittz, Isadora Linhares Rezende Lopes Silva e Marcele Alves Costa, todas do curso de Enfermagem. A publicação é resultado de um projeto de extensão desenvolvido na disciplina de Extensão III, voltado para o enfrentamento de doenças crônicas em idosos.

A pesquisa envolveu a realização de um minicurso presencial destinado à capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Formiga e região. A iniciativa surgiu a partir de um diagnóstico prévio que identificou as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais no cuidado a idosos, com ênfase na Doença de Alzheimer. Durante a capacitação, foram abordados temas como a fisiopatologia da doença, estratégias práticas de comunicação e cuidados domiciliares, fortalecendo a rede de atenção à saúde local. O minicurso foi considerado um sucesso pelos participantes.

Além de reforçar a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão, princípio fundamental do UNIFOR-MG, o trabalho permitiu que as alunas aplicassem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, enfrentando desafios reais da comunidade e contribuindo para a qualificação dos serviços públicos de saúde.

De acordo com o professor Dr. Heslley, mais dois artigos científicos originados a partir do mesmo projeto estão em fase de submissão para outros periódicos, demonstrando a produtividade e o impacto acadêmico da iniciativa.

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Ma. Polliana Lúcio Lacerda Pinheiro, destacou a relevância da publicação: “Esta publicação é um testemunho do compromisso do nosso curso com uma formação de excelência e socialmente referenciada. Levar o nome da Instituição para um periódico de qualidade, com um trabalho que nasceu da interação direta com a comunidade e que traz contribuições tangíveis para o SUS, é motivo de enorme orgulho. Parabenizo o professor Dr. Heslley e nossas brilhantes alunas por esse trabalho, que certamente inspira toda a comunidade acadêmica e evidencia a potência da extensão universitária na Enfermagem.”

A publicação consolida a qualidade do trabalho desenvolvido no UNIFOR-MG e reafirma o compromisso institucional com a produção de conhecimento e a transformação social.

O artigo completo pode ser acessado pelo link: https://doi.org/10.12957/interag.2025.87047

fique por dentro

UNIFOR-MG PROMOVE “I ENCONTRO AVESUÍ” PARA ALUNOS DE MEDICINA VETERINÁRIA
15 de setembro de 2025

UNIFOR-MG PROMOVE “I ENCONTRO AVESUÍ” PARA ALUNOS DE MEDICINA VETERINÁRIA

UNIFOR-MG PROMOVE VII SEMANA ACADÊMICA DA MEDICINA VETERINÁRIA
15 de setembro de 2025

UNIFOR-MG PROMOVE VII SEMANA ACADÊMICA DA MEDICINA VETERINÁRIA

COLÉGIO UNIFOR COMEMORA O DIA DA FAMÍLIA COM DIVERSAS ATIVIDADES NO CLUBE UNIFOR
15 de setembro de 2025

COLÉGIO UNIFOR COMEMORA O DIA DA FAMÍLIA COM DIVERSAS ATIVIDADES NO CLUBE UNIFOR

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.