Profissionais da saúde irão promover campanha de vacinação no UNIFOR-MG

quinta-feira, 08 de abril de 2010.
Profissionais da saúde irão promover campanha de vacinação no UNIFOR-MG

Nos dias 13 e 14 de abril, das 19 às 22 horas, a Secretaria Municipal de Saúde irá promover a campanha dentro do Centro Universitário. Membros da comunidade acadêmica, que têm entre 20 e 29 anos, poderão procurar o Ambulatório do UNIFOR-MG, munidos da Cartão de Vacinação, para serem imunizados.

Durante a campanha, pessoas de 20 a 29 anos serão imunizadas

O Ministério da Saúde lançou, no dia 08 de março, uma campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1). A campanha tem como objetivos manter o funcionamento dos serviços de saúde, diminuir o risco de adoecer e o número de mortes associadas à gripe e orientar e incentivar a população a cultivar hábitos de higiene.

UNIFOR-MG

Vacinas

As vacinas foram adquiridas de três laboratórios: Glaxo Smith Kline (GSK), SANOFI Pasteur (em parceria com o Instituto Butantan) e Novartis, que são fornecedores de vacinas para todos os países.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é segura e já está em uso em outros países, não tendo sido observada uma relação entre sua administração e a ocorrência de eventos adversos graves. Além disso, registra uma efetividade média maior que 95%. A resposta máxima de anticorpos se observa entre o 14º e o 21º dia após a vacinação. No Brasil, está sendo utilizada a vacina injetável, administrada por via intramuscular.

A vacinação acontecerá no período de 8 de março a 21 de maio, ao mesmo tempo, em todo território nacional, e os grupos de maior risco serão vacinados em etapas.

Influenza A (H1N1)

A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória contagiosa, causada por um novo subtipo de vírus da gripe. Assim como a gripe comum, é transmitida, principalmente, por meio de tosse, espirro e contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Entre 7 e 14 dias, a partir da contaminação pelo novo vírus, os sintomas podem aparecer. Os cuidados médicos devem ser procurados assim que a pessoa apresente febre, tosse e dificuldade respiratória.

Prevenção

A vacina é apenas um dos instrumentos de prevenção à gripe. É fundamental também manter medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação, como lavar as mãos com água e sabão; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; proteger com lenços boca e nariz ao tossir ou espirrar; evitar aglomerações e ambientes fechados; deixar o ambiente doméstico arejado; manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física; dentre outros.

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”