
Professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo publicam capítulos de livro
segunda-feira, 18 de março de 2013.
No dia 1º de março, foi realizado, em Divinópolis, o lançamento do livro “História e Memória do Centro-Oeste Mineiro: perspectivas 4” – Cidades Centenárias: desenvolvimento regional e inclusão social, organizado pela Funedi-UEMG, por meio do Centro de Memória (CEMEF).
No dia 1º de março, foi realizado, em Divinópolis, o lançamento do livro “História e Memória do Centro-Oeste Mineiro: perspectivas 4” – Cidades Centenárias: desenvolvimento regional e inclusão social, organizado pela Funedi-UEMG, por meio do Centro de Memória (CEMEF).
Três capítulos desse livro são de autoria das professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFOR: Profa. Hiveline Canan (coordenadora do curso), Profa. Ângela David e Profa. Marianna Costa Mattos.
O livro é resultado do 4° Seminário de História e Memória do Centro-Oeste Mineiro que ocorreu nos dias 23 e 24 de agosto de 2012, no auditório da Funedi-UEMG, em Divinópolis. Na ocasião, as professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário ministraram apresentações orais de trabalhos desenvolvidos sobre a região.
Esse seminário tem como objetivo estabelecer um espaço de diálogo acadêmico entre pesquisadores e estudantes que desenvolvem trabalhos voltados às cidades do Centro-Oeste de Minas Gerais.
De acordo com os organizadores do livro “História e Memória do Centro-Oeste Mineiro: perspectivas 4”, a finalidade da publicação é pensar de forma dinâmica o Centro-Oeste mineiro por meio de objetos de pesquisa, visto que a investigação das transformações ocorridas na região poderá contribuir para uma maior compreensão do desenvolvimento de Minas Gerais.
Os capítulos publicados pelas professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFOR compõem a terceira parte do livro, relacionada aos aspectos sociológicos do Centro-Oeste mineiro, sendo eles:
– Arquitetura da Inclusão: Estudo sobre a Arquitetura Sanatorial seguido de uma Proposta de Intervenção e Requalificação no Antigo Sanatório de Bambuí – MG, escrito pela Profa. Marianna Costa Mattos, na pág. 251 do livro.
– A Paisagem Cultural Ferroviária: entre Trilhos e Trens, escrito pela Profa. Ângela Roseana David, na pág. 271 do livro.
– Plano de Habitação de Interesse Social do Município de Formiga/MG: Relação entre Política Pública, Urbanização e Desenvolvimento Regional na Redução das Desigualdades Socioespaciais, escrito pela coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Hiveline Giovani Canan, na pág. 346 do livro.
{mosimage}
As professoras Hiveline Canan, Ângela David e Marianna Mattos escreveram capítulos sobre cidades do Centro-Oeste mineiro